A 5ª edição do International Scalidophora Workshop realizada no Centro de Estudos do Mar (CEM) no início do primeiro semestre de 2019 continua gerando resultados. Determinados a expandir o conhecimento sobre os organismos microscópicos que vivem enterrados no sedimento de ambientes aquáticos, os organizadores do evento Maikon Di Domenico (Universidade Federal do Paraná), André R. S. Garraffoni (Universidade de Campinas), Marcelo V. Fukuda (Museu Zoológico de São Paulo) e Martin V. Sørensen (Museu de História Natural da Dinamarca) ganharam um volume especial no periódico Zoologischer Anzeiger.
O evento, que recebeu o financiamento da CAPES e CNPq, contou com a participação de 30 pesquisadores e estudantes de nove países e 17 universidades. O programa científico além de incluir palestras cobrindo uma ampla gama de aspectos sobre a taxonomia, morfologia, ecologia e genômica de Scalidophora possibilitou a interação de alunos com diversos pesquisadores da temática.
Os editores responsáveis pelo volume, M. Di Domenico e M. V. Sørensen, selecionaram 16 trabalhos apresentados durante o workshop, que incluem a descrição de novas espécies, novos registros, diversidade e distribuição do filo Scalidophora em ambientes costeiros a profundidades abissais.
Entre os artigos publicados destaca-se o trabalho de autoria do mestrando Caio Lopes Mello (PGSISCO). O artigo intitulado “Spatial distribution pattern of the aberrant Franciscideres kalenesos (Kinorhyncha) on sandy beaches of Southern Brazil” tem a participação de M. Di Domenico e egressos do curso de Oceanografia do CEM, que descreveram pela primeira vez os padrões de distribuição de uma espécie de Kinorhyncha em ambientes de praias arenosas.
Para acessar este e outros artigos do volume especial clique aqui.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]