logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores e extensionistas podem participar do projeto Universidade Aberta da Maturidade

Professores, estudantes e técnicos que trabalham com questões que envolvam as pessoas idosas estão convidados a se engajar no projeto da Universidade Aberta da Maturidade, que está sendo desenvolvido de forma institucional pela  Proec e coordenado pela professora Maria Emilia von der Heyde. O objetivo é dar a oportunidade de uso de espaços e troca de conhecimentos entre a comunidade interna da UFPR e pessoas maiores de 55 anos.

Este projeto tem como diretriz valorizar o idoso de forma articulada e interdisciplinar, o que passa por assegurar sua cidadania plena. Desta forma, a Universidade Aberta da Maturidade será implementada por meio de atividades diversas, voltadas às pessoas com idade superior a 55 anos de Curitiba e região metropolitana. Tais atividades envolvem cursos, oficinas, eventos e visitas, e visam contribuir para a promoção da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural e social dos idosos envolvidos no projeto. Neste primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa, sediada em Curitiba e com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

“Este é um projeto a ser construído coletivamente, por isso esperamos a adesão dos nossos pesquisadores e extensionistas”, diz a professora Maria Emília. Ela explica que por ser um projeto institucional, a Universidade Aberta da Maturidade está vinculada à Coordenadoria de Extensão.

Com a participação da comunidade acadêmica da Universidade, na organização e desenvolvimento das atividades, o projeto pretende promover o diálogo interdisciplinar a respeito do tema e do público-alvo, bem como oferecer oportunidade de aprendizado sobre as possibilidades de atuação profissional voltada às necessidades específicas dos idosos.

Estão abertas até dia 16 de maio, as inscrições para discentes interessados em participar deste projeto, como bolsistas ou como voluntários. Interessados devem consultar o edital de seleção, disponível em http://www.proec.ufpr.br/links/extensao/editais.htm#editais_programas.

pt_BRPortuguese