O Centro de Apoio Científico em Desastres, unidade especial da Universidade Federal do Paraná, foi acionado para uma missão em Santa Catarina. Atingido por fortes chuvas e enxurradas desde a última semana, o município de Presidente Getúlio já registrou doze mortes e há vítimas desaparecidas.


Centenas de casas foram destruídas com o desastre. Pelo menos outros dez municípios da região tiveram estragos com o temporal.
Liderada pelo coordenador do Cenacid, professor Renato Lima, a equipe realiza avaliações de risco e contribui para a resposta ao desastre no local. A missão recebeu o apoio da Rede UFPR de Combate à Covid-19, que disponibilizou face shields (protetores faciais) e álcool em gel produzido pela própria rede. O projeto envolve vários setores da Universidade Federal do Paraná na luta contra o coronavírus.
Assista ao vídeo do docente avaliando um dos locais atingidos pelo desastre:
20 anos de missões
Formado por pesquisadores e especialistas de diversas áreas da UFPR e de outras instituições de pesquisa do Brasil, o Cenacid completou duas décadas de existência em 2020. Neste período o grupo já realizou mais de cem missões, com o objetivo de proporcionar apoio científico e técnico à comunidade.
Leia mais notícias sobre o Cenacid neste link.