logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores da UFPR lançam site sobre Comunicação, Política e Tecnologia

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (Ponte) acaba de lançar um novo site para reunir publicações científicas e as produções acadêmicas mais recentes da área de Comunicação e Política. O site possui versão em português www.ponte.ufpr.br e em inglês www.ponte.ufpr.br/en/, e conta com um blog para divulgar notícias sobre o tema. Além disso, a página também lista os trabalhos lidos nas reuniões quinzenais do Ponte e informa sobre os eventos da área.

De acordo com o professor Jamil Marques, líder do Grupo, o objetivo da iniciativa é dar visibilidade aos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR.

Andressa Kniess, graduanda de Ciências Sociais e uma das integrantes mais recentes, destaca a importância do grupo ao aprofundar as áreas de interesse, conhecer a produção mais recente na área e permitir o contato direto com o processo de pesquisa, como coleta e análise de dados.

O Ponte também é um espaço valioso tanto para quem ainda não se decidiu pela carreira acadêmica quanto para os pesquisadores mais maduros, segundo Ester Athanásio, mestranda de Comunicação que integra o grupo desde março deste ano. “É um ambiente propício para troca de experiências, debates, acesso a boas leituras e ainda o trabalho colaborativo”.

Sobre o Ponte

Criado em 2010 e inicialmente sediado na Universidade Federal do Ceará (UFC), o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia teve suas atividades transferidas para a UFPR em julho de 2015. Os integrantes do Ponte se dedicam ao estudo de temas relacionados à interface entre Comunicação e Política, com ênfase em Jornalismo Político e Democracia Digital, assuntos relacionados à Propaganda Eleitoral e à Comunicação Institucional.

Para Camila Mont’Alverne, doutoranda em Ciência Política e integrante desde 2011, o grupo é um local de integração entre a pesquisa acadêmica e a sociedade: “A participação nos debates do grupo permite aperfeiçoar nossas próprias pesquisas e colaborar com as dos colegas, oferecendo estudos mais consistentes à comunidade acadêmica e à sociedade”.

Além dos vínculos com o PPG em Comunicação, o PPG em Ciência Política e com o Departamento de Ciência Política da UFPR, o Ponte mantém registro formal junto ao Diretório de Grupos do CNPq e conta também com projetos financiados pela referida agência de fomento.

Para saber mais:
Facebook: www.facebook.com/ponteufpr
Twitter: twitter.com/ponteufpr
E-mail: ponte@ufpr.br
Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3217887721052025

Por Karin Silva (sob orientação de Jéssica Maes)

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...