Autora de três livros, a pesquisadora da UFPR está satisfeita com a escolha da área de Humanas e entende que isso representa um reconhecimento pela Literatura. Em anos anteriores os premiados pertenciam aos setores tecnológico e de exatas, áreas que apresentam resultados imediatos. Para a pesquisadora, que desde 1989 vem se dedicando à pesquisa histórica, o prêmio representa um estímulo a mais para continuar trabalhando.
Como prêmio a professora recebe recursos equivalentes a quatro mil dólares para a realização de uma viagem de estudos. Marilene ainda não sabe quando fará a viagem e nem prá onde. Vai pesquisar agora os eventos mundiais de 2006 na área de ficção histórica.
A solenidade de entrega do prêmio será às 14 horas de segunda-feira, dia 21, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Junto com a professora da UFPR estará recebendo o prêmio o pesquisador Marcos de On de Rezende, que trabalha na Embrapa, em Colombo.
AS OBRAS – Conquistar prêmios não é novidade na carreira da professora Marilene, que está na UFPR há 30 anos. Seu primeiro livro “ Suplemento Literário do Estado de São Paulo” venceu o prêmio de Biblioteconomia e Documentação, do Instituto Nacional do Livro. Depois disso, a pesquisadora lançou “Mesmos Crimes, Outros Discursos”, que são textos sobre o Contestado. “Ficção Histórica e Regionalismo”, a terceira obra, também foi premiada em nível nacional, com o prêmio Ensaios Nestlé.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: ACS
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]