Um DVD com detalhes de como se produz mudas de pinheiro enxertado para a produção de pinhões, foi lançado terça-feira pelo pesquisador Flávio Zanette da Universidade Federal do Paraná.
A produção de uma hora e 12 minutos tem a finalidade de passar a experiência de 27 anos de estudos no curso de Pós-Graduação em Produção Vegetal para garantir a preservação do pinheiro. O lançamento será acompanhado de uma exposição de livros e DVDs sobre agropecuária.
Apesar dos esforços dos pesquisadores a produção de pinhão vem caindo nos últimos anos porque não houve o plantio de novas árvores. Como a legislação proíbe o corte, o que vem ocorrendo é a destruição de plantas pequenas. Para Zanette, o agricultor ou o proprietário de áreas rurais, cortam antes que a muda cresça porque depois não conseguem mais.
O pesquisador entende que é necessário trabalhar para provar a alternativa econômica do pinheiro. E o reflexo da falta de reposição destas árvores já vem ocorrendo. Neste ano o quilo do pinhão chegou a ser vendido a R$32,00 em Curitiba. Para o autor do DVD é hora dos proprietários se conscientizarem de que o “pinheiro vale mais em pé do que deitado”.
A pesquisa na UFPR começou com as técnicas de enxertia em laboratório, com a finalidade de plantar árvores que possam gerar pinhões maiores e mais saborosos.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]