Imagem Padrão

Pesquisa nacional sobre experiências de estudantes LGBT no ambiente educacional, com apoio da UFPR, é apresentada na Assembleia Legislativa

19 agosto, 2016
11:33
Por
Extensão e Cultura
28861588746_2ab58f9765_z

Foto: Assembleia Legislativa do Paraná

No dia 10 de agosto, foram apresentados os resultados da pesquisa nacional “O Ambiente Educacional no Brasil: as experiências de estudantes LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais)”, realizada em conjunto pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e pelo Grupo Dignidade, com apoio da UFPR.

A apresentação aconteceu em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná. Estiveram presentes, representado o reitor da UFPR, os professores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR (NEAB), Paulo Vinícius Baptista da Silva e Josafá Moreira da Cunha, que coordenou a pesquisa nacional.

A pesquisa, segundo seus organizadores, foi respondida via internet por 1016 estudantes LGBT, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal (com exceção do Tocantins), com idade entre 13 e 21 anos, entre dezembro de 2015 e março de 2016, e diz respeito às suas experiências nos ambientes educacionais no ano de 2015.

Os principais resultados do levantamento apontam que 60% dos estudantes se sentiram inseguros na escola no último ano, por serem LGBT; que 73% foram agredidos verbalmente no mesmo período e pelo mesmo motivo; enquanto outros 36% foram agredidos fisicamente. Também 36% dos estudantes relataram que consideram ineficaz a resposta dada pelos profissionais para impedir as agressões; e 39% dos entrevistados afirmaram que nenhum membro da família foi procurado por alguém da equipe de profissionais da escola quando o estudante sofreu a agressão ou violência no ambiente escolar.

Clique aqui para acessar o relatório completo da pesquisa.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]