logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa mostra que universitários da UFPR não têm hábitos saudáveis

foto: Leonardo Bettinelli

Pesquisa realizada com 1.500 estudantes da UFPR mostrou que mais da metade deles fazem menos exercícios do que deveriam e consomem poucas frutas, verduras e legumes. Mas, quando perguntado sobre o consumo de álcool, a situação mudou. Declararam ter ingerido bebidas alcoólicas nos 30 dias anteriores à pesquisa 64,8% e mais do que 40,2% afirmaram que beberam em excesso neste mesmo período. Outros 25,8% disseram que estão acima do peso.

Essa pesquisa foi a dissertação de Mestrado em Educação Física de Guilherme da Silva Gasparotto, defendida em março deste ano e aprovada com nota máxima. O estudo teve a orientação de Wagner de Campos, professor do Departamento de Educação Física com doutorado. Apenas 7,9% disseram que consomem verduras e 19,7% legumes com regularidade.

De acordo com Guilherme, que é professor substituto do Departamento de Educação Física da UFPR, foram comparadas as respostas dos alunos que acabaram de ingressar na UFPR com as dos que estão no último ano de diversos cursos. Os que estão deixando a universidade são os que mais preocupam porque fumam mais, consomem bebidas alcóolicas e se exercitam pouco. Os pesquisadores acreditam que o ingresso na instituição associado com o sentimento de liberdade e desinibição, além do aumento do contato social com outros jovens, favorece a maior exposição e oportunidades para este tipo de comportamento.

COMPARATIVO ─ O consumo de bebidas com álcool nos 30 dias que antecederam a pesquisa foi de 76,4% entre os veteranos e 60,7% entre os calouros. O consumo de bebidas em excesso foi de 54,5% entre os veteranos e 35,4% entre os recém-chegados. O consumo de doces também é alto 69,8% (calouros) e 65,9% (veteranos). Quanto ao cigarro, 9,5% dos calouros e 16,2% dos veteranos fumam. Estão acima do peso, 24,7% dos calouros e 29,4% dos veteranos. Só 7,7% (calouros) e 8,7% (veteranos) consomem frutas com regularidade. Sobre verduras o percentual sobe um pouco, 20,2% (calouros) e 17,2% (veteranos). Salgadinhos são consumidos por 34,5% (calouros) e 35,1% (veteranos).

Para Wagner de Campos e Guilherme Gasparotto, os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de estudos mais detalhados sobre os fatores relacionados à saúde do estudante universitário, como por exemplo, o acompanhamento desses jovens durante os anos de graduação. Entende que também é necessário adotar programas na UFPR para incentivar a mudança de hábitos.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...