logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa de doutorado da UFPR fundamenta proposta de reforma política da Câmara Federal

Pesquisa de doutorando desenvolvida pelo cientista político Márcio Carlomagno, mestre pela UFPR, foi utilizada para fundamentar a nova proposta de reforma política da Câmara dos Deputados. O relatório técnico elaborado pela comissão especial da Câmara, divulgado em 5 de abril e contendo as proposições para a nova reforma política, cita a pesquisa como um dos grandes trabalhos da ciência política nacional e internacional.

O documento da comissão técnica da Câmara dos Deputados reúne as principais explicações sobre o sistema eleitoral brasileiro e é utilizado como base para as votações do plenário, que pode seguir, rejeitar ou emendar as proposições da comissão. A proposta, que visa alterar as regras das eleições já a partir do ano que vem, inclui tópicos polêmicos, como a adoção da lista fechada para os cargos legislativos, e deverá entrar na pauta de votação do plenário nas próximas semanas. Ela precisa ser aprova pela Câmara e pelo Senado antes de outubro, para que valha já para as eleições de 2018.

Transferência de votos

A pesquisa também foi publicada em 2015 pela newsletter do Observatório das Elites Políticas e Sociais do Brasil – projeto mantido também pela Ciência Política da UFPR. Nela, Carlomagno demonstra que os efeitos da transferência de votos dos “puxadores de voto” para candidatos que se elegem sem votação significativa são residuais.

Em 2014, 92% de todos os deputados federais eleitos foram, também, os mais votados, dentro do número de cadeiras em disputa em cada Estado”, revela a pesquisa, que analisou também os resultados eleitorais para deputados estaduais e vereadores, encontrando valores equivalentes. Portanto, o atual sistema eleitoral produziria muito menos distorções do que a população acredita.

A pesquisa completa pode ser acessada neste link: http://observatoryelites.org/wp-content/uploads/2012/06/newsletter-Observatorio-v.-3-n.-10.pdf)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...