Pesquisa da UFPR e UFSCAR produz produto para combater as larvas do mosquito da dengue

14 março, 2012
11:09
Por Gustavo Santos
0
Ciência e Tecnologia

Larvas do mosquito da dengue

Larvas do mosquito da dengue

Um novo produto químico com baixo grau de toxidade ao ser humano e também a animais aquáticos será a mais nova arma para combater o “Aedes Aegypti”, o mosquito transmissor da dengue. A pesquisa desenvolvida nos Departamentos de Química das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos (SP) está concluída e será patenteada, por isso, a estrutura do composto ainda é mantida em sigilo.

Todos os testes feitos durante um ano e quatro meses em laboratório mostraram que o produto é eficiente, destaca o pesquisador Francisco de Assis Marques, do Departamento de Química da UFPR. Até mesmo para as larvas de Foz do Iguaçu, cidade que tem um grande número de casos e que já adotou o controle via organofosforados, o novo produto apresentou resultado positivo, matando todas as larvas.

No caso de Foz já se observa resistência das larvas ao organofosforado empregado para controle e a tendência é aumentar a dosagem do larvicida. Segundo o pesquisador, esse tipo de inseticida nunca foi usado para combater pragas e o fator que deixa os estudiosos mais animados é a baixa toxidade não apenas para o homem, mas também ao meio ambiente. Quanto ao custo será competitivo com os demais produtos existentes hoje no mercado, afirma o professor.

Embora essa fase do estudo esteja encerrada, os pesquisadores da UFPR e UFSCar trabalharão agora em estudos visando estabelecer uma relação estrutura/atividade para essa classe de composto, vislumbrando obter larvicidas ainda mais eficientes.
Os estudos integram um grande projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ( CNPq/INCT) – “Controle Biorracional de Insetos e Pragas”. O mesmo grupo desenvolve pesquisas visando desenvolver metodologia de controle do “Aedes Agypti” adulto.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]