logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa da UFPR analisa risco e internacionalização de micro e pequenas empresas

Orientada pelo professor Gustavo Abib, a doutoranda de Administração Gabrielle Ribeiro Rodrigues da Silva analisou empresas paranaenses buscando verificar se o perfil do gestor deles afetava sua percepção do risco presente em atividades internacionais. A pesquisa contou com a participação de 176 gestores de micro, pequenas e médias exportadoras.

Segundo os pesquisadores, o perfil de cada gestor afeta sua percepção de risco sobre a atividade empresarial e, consequentemente, sua decisão de expandir ou não os negócios internacionais. “Se dois gestores se depararam com uma mesma situação ariscada no comércio internacional, suas características pessoais determinarão sua exposição ao risco e o seu grau de internacionalização. Características como estilo cognitivo, vivência internacional e tolerância a ambiguidade devem ser analisadas frente a situações de risco, pois acabam influenciando o comportamento do gestor”, explicam.

A pesquisa demonstrou que as diversas características dos gestores se refletem nas necessidades de diferentes treinamentos e suportes para a identificação de riscos e oportunidades no comércio exterior. Assim, os programas de apoio atualmente oferecidos por entidades como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ou o Centro Internacional de Negócios (CIN) podem não ser tão eficazes se não forem baseados em uma clara compreensão do que motiva as empresas a entrar em mercados estrangeiros e das características dos seus gestores.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...