logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa de doutorado avalia as emoções diante de ruídos

recepção do Hospital do Idoso. Foto: Humberto Costa
recepção do Hospital do Idoso. Foto: Humberto Costa

As sensações que 400 pacientes que realizaram consultas médicas ou fizeram exames no Hospital do Idoso Zilda Arns, em Curitiba, sentiram e que gostariam de sentir no ambiente hospitalar, vão ajudar a determinar as emoções evocadas por diferentes sons (paisagem sonora) em ambientes de serviço. A pesquisa de doutorado em Design da UFPR, estuda a influência do som no bem estar das pessoas. No hospital, foram avaliados desde os ruídos da rua, das conversas, dos aparelhos de televisão, entre outros, como o choro ou brincadeiras de crianças. Para determinar essas emoções, o pesquisador Humberto Costa, com orientação do professor de Design da UFPR, desenvolveu uma ferramenta com 10 emoções positivas e outras dez negativas, que foram selecionadas pelos participantes em uma escala de pouco para muito.

O estudo ainda em desenvolvimento, agora está na fase de análise e quantificação dos dados. A conclusão está prevista para março de 2017, quando será defendida a tese, mas já é possível perceber que há uma predominância por emoções negativas, de acordo com o pesquisador. Humberto Costa acredita que a ferramenta que desenvolveu poderá ser aplicada em diversas áreas de atuação, como empresas, shoppings e outras áreas.
pesquisa som2
Com base nos resultados, uma das metas é propor soluções de curto, médio e longo prazos para que a influência do som seja mais positiva, destaca o pesquisador. O Hospital do Idoso, no Pinheirinho, em Curitiba, está instalado em uma construção nova e moderna, com boa estrutura física e tecnológica e, por isso, foi escolhido para aplicar a pesquisa. Os participantes do estudo têm entre 45 e 70 anos. Além do som, a pesquisa avaliou também as impressões olfativas,visuais e táteis do ambiente. Parte da pesquisa será apresentada no Seminário sobre Estética e Filosofia da Música (II Sefim), a ser realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, de 21 a 23 de setembro.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...