logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pelo terceiro ano consecutivo, Banco de Leite Humano do CHC recebe certificação ouro

O Banco de Leite Humano (BLH) do Complexo HC (Hospital de Clínicas e Maternidade Victor Ferreira do Amaral), da UFPR recebeu esta semana a certidão ouro de qualidade e assistência, conferida pela Rede Brasileira de BLH. É o terceiro ano consecutivo que o HC recebe a certificação máxima da Rede, que tem 221 bancos de leite afiliados e foi criada em 1998 por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz.

No ano passado, o Banco de Leite Humano do Complexo HC distribuiu 1,6 mil litros de leite humano. Fez 1.509 atendimentos individuais e 2.253 visitas domiciliares.

Todos os anos, a Rede avalia o desempenho dos associados e os categoriza em ouro, prata ou bronze. A avaliação leva em conta desde a manutenção atualizada dos relatórios, dos registros dos procedimentos e atendimentos feitos até as condições da planta física, equipamentos e capacitação dos recursos humanos.

Além dos bancos de leite, há 187 postos de coleta no país, dos quais 14 se encontram no Paraná. O BLH do Complexo HC também promove este serviço, com a possibilidade de fazer a busca domiciliar em Curitiba e municípios vizinhos, como Pinhais e Colombo.

Confira a produtividade no BLH – CHC/UFPR em 2016:

CATEGORIAS TOTAL
Atendimentos em grupo 984
Atendimentos individuais 1509
Visitas domiciliares 2253
Leite humano coletado (litros) 1903,6
Leite humano distribuído (litros) 1607,7
Doadoras 1297
Receptores 637
Exames microbiológico 6680
Crematócritos (método mais utilizado para determinar o conteúdo energético do leite humano) 6569
Exames de acidez Dornic (em graus – ºD) 5657

 

Equipe multiprofissional

No Banco de Leite Humano do CHC/UFPR, duas equipes trabalham de forma integrada: enfermagem e nutrição.

A primeira é responsável pelo atendimento às gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) na promoção da amamentação e às doadoras de leite humano, como a sua captação. A equipe sob a responsabilidade da nutricionista Dayane Coldibeli, por sua vez, encarrega-se por todo o processamento, estocagem e distribuição do leite humano.

Maria Celestina Grazziotin, enfermeira-chefe do BLH, divide a conquista. “O mérito não é somente meu e da Dayane, é de todo o grupo multiprofissional. Caso as metas não tivessem sido cumpridas, não teríamos recebido o prêmio”, ressaltou.

Em dezembro de 2016, ela conquistou, pela quarta vez, o Certificado de Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC, sigla em inglês) pelo Conselho Internacional de Examinadores de Consultores de Lactação (IBLCE, sigla também em inglês). A partir daquele momento, foi considerada hors concours.

Serviço

O Banco de Leite Humano do CHC funciona no prédio da Maternidade do Hospital de Clínicas. Na Rua General Carneiro, 181 – Bairro Alto da Glória, das 8 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (41) 3360.1867.

Em São José dos Pinhais está o centro de lactação da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), que recolhe leite humano no domicílio e atende pelos telefones (41) 3058-1978 e 3058-1979

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...