logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Parque tecnológico do HC recebe novos equipamentos da Ebserh

Os novos computadores oferecerão suporte à implantação de aplicativo que contribui para maior rapidez nos diagnósticos. FOTO: Samira Chami Neves
Os novos computadores oferecerão suporte à implantação de aplicativo que contribui para maior rapidez nos diagnósticos. FOTO: Samira Chami Neves

O Complexo Hospital de Clínicas da UFPR recebe, no próximo mês, 48 novos computadores para modernização de seu parque tecnológico e melhor suporte à implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Os equipamentos foram adquiridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que beneficiará outras 31 instituições.

Com investimento de R$ 4,68 milhões – provenientes de parceria junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – a aquisição compõe um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela estatal para incrementar a utilização de tecnologias e, assim, também otimizar os recursos financeiros e humanos das unidades.

“A parceria junto ao BNDES é de suma importância e visa prover a infraestrutura adequada de TI nos hospitais universitários para a utilização do sistema AGHU, melhorando assim o funcionamento do hospital e o atendimento à população por meio do SUS”, ressaltou o presidente da Ebserh, professor Newton Lima.

Além da tecnologia

O AGHU é uma das iniciativas dessa política de modernização da qual a UFPR faz parte. Desenvolvido a partir de colaboração entre o Ministério da Educação (MEC) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o aplicativo de gestão se difere dos tradicionais voltados a trâmites administrativos e financeiros, e elege como prioridade o processo assistencial aos pacientes.

O objetivo geral do sistema é padronizar as práticas dos hospitais universitários, oferecendo maior segurança nos dados e auxiliando na economia e na utilização dos recursos. Entretanto, além desse aprimoramento nos processos, o software ainda contribui para mais rapidez nos diagnósticos, agilidade no acesso às informações do paciente, estendendo a ele, inclusive, facilidades como acesso ao seu póprio prontuário eletrônico.

A Maternidade Vitor Ferreira do Amaral, vinculada à UFPR, foi a primeira no país a contar com módulos iniciais do AGHU – ainda em 2010. Nesta época, a adesão dos hospitais ao projeto era efetivada através de um termo assinado pelos reitores junto ao MEC.

Leia também

MEC escolhe a Maternidade Victor Ferreira do Amaral para implantar novo modelo administrativo

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...