Parcerias são tema de reunião entre prefeito de Curitiba e diretores da Fupef

22 setembro, 2014
07:33
Por
0
UFPR

Dartagnan Emerenciano, Eduardo Teixeira, Claudia Kuroski e Gustavo Fruet durante a reunião


Parcerias envolvendo a Prefeitura de Curitiba e a Fundação de Pesquisas Florestais da UFPR (Fupef), fundação de apoio da Universidade, foram os principais temas da reunião realizada na tarde de quinta-feira, dia 18. Participaram o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o professor Eduardo Teixeira da Silva, diretor do Setor de Ciências Agrárias e presidente do Conselho Consultivo da Fupef; o professor Dartagnan Baggio Emerenciano, diretor científico da fundação; e a advogada Claudia Kuroski, assessora jurídica da entidade.
Foram discutidos diversos temas de interesse da Prefeitura, para futuras parcerias da Fupef envolvendo pesquisadores da UFPR, destacando-se a arborização urbana e emissões de carbono, dentre outros. Segundo o professor Eduardo, “temos potencial para atuar em conjunto com muito mais abrangência em projetos que beneficiem toda a comunidade de Curitiba e Região Metropolitana, buscando a melhoria de qualidade de vida e a expansão da cidade como uma capital ecológica”.
Para o professor Dartagnan, “uma parceria da PMC vai representar para nosso corpo científico e alunos de graduação e pós-graduação uma oportunidade de atuar em projetos em benefício da comunidade”.
Durante a reunião, foi feito um breve relato das finalidades da Fupef e seus objetivos como fundação de apoio da UFPR, bem como dos projetos em andamento e atividades da entidade no Brasil e no exterior. Também foram entregues ao prefeito algumas publicações da Fundação, demonstrando a produção da Fupef, como os livros “Árvores de Rua de Curitiba – Cultivo e Manejo”, de autoria das professoras Daniela Biondi e Michelle Althaus; e “A Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná – História e Evolução da Primeira do Brasil”, de autoria dos professores José Henrique Pedrosa de Macedo e Sebastião do Amaral Machado; a publicação Técnica “Gestão para o licenciamento ambiental de obras rodoviárias– Conceitos e Procedimentos, de autoria de Aline Figueiredo Freitas Pimenta, Eduardo Ratton, Gilza Fernades Blasi, Marcela Barcelos Sobanski e Duce de Meira Albach, produto do Projeto realizado com o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, UFPR, ITTI e FUPEF, sob a coordenação do professor Eduardo Ratton do Departamento de Transportes do Setor de Tecnologia da UFPR. Também a mais recente edição da “Revista Floresta” Abril/Junho de 2014, publicada pela FUPEF, cujo conteúdo conta com suporte técnico-científico dos departamentos afins com os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal.
Novas reuniões serão agendadas futuramente para a definição de projetos prioritários à PMC que serão realizados em parceria. A Funpef fui fundada em 1971 e é a fundação mais antiga da UFPR.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]