logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Parceria entre universidades curitibanas, europeias e prefeitura de Curitiba discute planejamento urbano e desenvolvimento sustentável

29386246694_42d29ceb51_z
Evento aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba. Imagem: Marcos Solivan/ACS

Na manhã da última quinta-feira, dia 29, representantes de universidades curitibanas e europeias, cônsules e membros da gestão municipal participaram de uma reunião de atualização sobre projetos de pesquisa. Estiveram presentes o reitor e o vice-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e Rogério Andrade Mulinari, o secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin, o secretário municipal de Abastecimento, Marcelo Franco Munaretto, a secretária municipal de Educação, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, o cônsul dos Países Baixos em Curitiba, Robert Ruijter, o cônsul da Finlândia em Curitiba, Carlos Eduardo Guimarães, o cônsul do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, e o cônsul da Áustria em Curitiba, Tercio Gritsch.

Também participaram convidados, representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Positivo (UP) e professores e estudantes do Royal Institute of Technology de Estocolmo (KTH), Suécia, e da University of Twente, Países Baixos. O evento aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba.

Na ocasião, foram apresentados os avanços em pesquisas relacionadas a planejamento urbano e desenvolvimento sustentável, como o estudo que mede o sucesso do sistema BRT em Curitiba e o que acompanha a inclusão de ônibus elétricos e híbridos na frota da cidade. A UFPR tem participação em dois projetos: Ciclo do Alimento em Curitiba, que estuda o caminho dos alimentos e como reduzir o desperdício, e o Projeto para Aumentar o Potencial de CicloMobilidade Rumo a uma Smart Curitiba. Ambos acontecem em parcerias com universidades curitibanas e internacionais.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, fez a última fala do evento. Imagem: Marcos Solivan
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, fez a última fala do evento. Imagem: Marcos Solivan

As autoridades presentes destacaram a importância da cooperação entre instituições governamentais, privadas e educacionais e da construção de projetos que beneficiem diretamente a população, saindo dos muros da universidade para resolver problemas concretos. “Curitiba continua sendo um símbolo da inovação”, afirmou o reitor da UFPR. “Desejamos que esse modelo de gestão em rede se fortifique e seja perene, não só aqui, mas também em outras cidades”.

Galeria de fotos

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...