Imagem Padrão

Parceria entre CHC-UFPR e departamento de Fisioterapia promove melhora na saúde de idosos

19 janeiro, 2018
11:24
Por Lais Murakami
Extensão e Cultura

Pacientes do ambulatório de Saúde do Idoso que precisam de atendimento fisioterapêutico podem realizar tratamento no serviço de Prevenção e Reabilitação Funcional. Lá, os idosos recebem atenção especializada de fisioterapeutas da unidade e de estudantes do curso de Fisioterapia. A ação é resultado de uma parceria técnico-científica entre ambulatório de Saúde do Idoso (CHC-UFPR), serviço de Prevenção e Reabilitação Funcional (CHC-UFPR) e Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (UFPR).

A professora Anna Raquel Gomes, do curso de Fisioterapia, conta que essa cooperação já existe há quatro anos. “A Adriane Miró – chefe do ambulatório de Saúde do idoso – faz o encaminhamento de pacientes e eles são atendidos por fisioterapeutas, docentes e discentes do curso de Fisioterapia. Além deste encaminhamento, os pacientes idosos também recebem atenção de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da universidade”.

A parceria tem contribuído para a melhora da saúde dos idosos e também permitido o aprimoramento técnico-científico dos estudantes. “A realização de fisioterapia com prescrição clínica de exercícios melhora a saúde dos idosos”, explica Anna.

Adriane Miró e Anna Raquel Gomes recebem o dinamômetro. Foto: Arquivo Pessoal

Recentemente, Adriane Miró – que coordena um projeto mediado pela Associação dos Amigos do HC – conseguiu adquirir um dinamômetro de preensão manual. O equipamento será utilizado com os idosos atendidos no serviço fisioterapêutico. “O dinamômetro de preensão manual avalia a força muscular de forma precisa, permitindo melhor prescrição clínica dos exercícios físicos”, relata a professora de Fisioterapia.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]