logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Parceria com universidades francesa e canadense permite a aluno de Filosofia intercâmbio e vaga em mestrado

Uma parceria celebrada pela UFPR com a Université de Rennes 1, na França, e a Université de Sherbrooke, no Canadá, tem permitido que estudantes do curso de Filosofia passem da graduação para o mestrado com um grande diferencial. Pelo Programa de Mestrado Tripartite em Filosofia, o aluno selecionado estuda por seis meses em cada uma dessas instituições, e sua produção fora do Brasil serve como créditos para o encerramento da graduação.

Université de Rennes 1, na França, destaca-se pela filosofia política - FOTO: www.philo.univ-rennes1.fr

Além disso, segundo o coordenador do programa, professor Luiz Eva, o estudante, ao voltar para a UFPR, tem sua vaga garantida no Mestrado da Universidade. “O conhecimento que ele vai adquirir proporciona uma vantagem enorme para que inicie seu Mestrado. Na França, por exemplo, o enfoque mais importante trabalhado nas universidades é na área de filosofia política. Já no Canadá, é a ética contemporânea – aliás um dos poucos lugares que se desenvolvem pesquisas nessa linha. Isso traz um diferencial muito importante para o aluno”, explica o coordenador.

A própria seleção – realizada anualmente – já busca distinguir os estudantes melhor preparados para o desafio. Apesar de não haver uma concorrência quantitativa muito grande, para garantir sua vaga é preciso que o aluno passe por um processo minucioso que envolve avaliação de projeto, apresentação em francês e entrevista pessoal.

Université de Sherbrooke, no Canadá, é uma das poucas que desenvolvem pesquisas em ética contemporânea - FOTO: http://afdece.wordpress.com

Para proporcionar familiarização com as universidades e com a língua, o Departamento de Filosofia recebe a participação de professores das universidades parceiras, incluindo até a oferta de disciplina especial ministrada por um docente estrangeiro. “Mesmo diante de relativamente pouca concorrência, o estresse de escrever um projeto de mestrado e ter de apresentá-lo em francês foi muito intenso”, conta o aluno Benjamim Brum, que atualmente está na França, finalizando seus estudos na Université de Rennes 1. Ele é o segundo estudante da UFPR selecionado pelo Programa, implantado há dois anos.

O aluno diz que o interesse pelo Mestrado Tripartite foi motivado pela pesquisa que vinha desenvolvendo, como iniciação científica, na área de filosofia francesa contemporânea. No entanto, mesmo ocupado com teorias e dividido entre Sartre e Foucault, Benjamim é firme ao dizer que sua maior preocupação esteve na aprimoraçaõ da língua francesa. “Acredito que a competência linguística no âmbito filosófico é essencial, sobretudo em ciências humanas. Na nossa área, a linguagem é muito mais do que um mero instrumento”, avalia.

Para participar, qualquer aluno do último ano do curso de Filosofia pode se inscrever. A seleção geralmente ocorre entre os meses de abril e maio. A terceira aluna do Programa embarca esse mês para o Canadá. “Esta é uma bolsa de excelência. É preciso muita dedicação e disciplina. Mas os resultados são fantásticos. Eles voltam estimulados e com vaga garantida para mestrado da UFPR”, orienta o professor Luiz Eva.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...