logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Palotina terá Casa do Estudante

Os alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na cidade de Palotina, oeste do Estado, estão mais próximos de contar com uma Casa do Estudante Universitário. Nesta sexta-feira (15), a UFPR recebeu da Prefeitura de Palotina a doação do terreno que abrigará a moradia estudantil. A iniciativa fez parte das atividades em comemoração aos 20 anos do campus da Universidade no município.

Reitor Zaki Akel recebe da Prefeitura doação de terreno de 3500m² - FOTO: Marcos Solivan

Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rita de Cássia Lopes, a Casa do Estudante atenderá aproximadamente 100 alunos e “representa uma tranquilidade para aqueles que precisam de ajuda para permanecer na universidade, aqueles que estão em vulnerabilidade social”.

O projeto é um pedido dos estudantes, que criaram comissão e apresentaram a intenção à Reitoria da UFPR. Para o aluno do curso de Tecnologia em Biocombustíveis, Celso de Almeida, a Casa atenderá à necessidade dos que vêm de outras cidades para estudar, hoje representando quase 80% dos alunos. “Ter uma moradia em Palotina significa mais tranquilidade para quem vem de fora, pois nem sempre a pessoa tem a condição de se manter na universidade. Uma oportunidade maior de se dedicar aos estudos”, acredita.

Segundo o pró-reitor de Administração, Alvaro Pereira, o terreno de 3500m² receberá uma construção com, aproximadamente, 1000 m². A Casa será projetada com base em outras moradias universitárias, como a da Universidade Federal de São Carlos (UFScar). “Uma novidade no projeto

Pró-reitora de Assuntos Estudantis recebe alunos para contar sobre a doação e detalhes sobre a construção - FOTO: Marcos Solivan

será a sustentabilidade. A pedido dos alunos, buscaremos o aproveitamento de água da chuva, uso de energia solar, além da utilização de tijolos sustentáveis”, explica o pró-reitor.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, a Casa do Estudante de Palotina é o resgate de uma promessa antiga de oferecer cada vez melhores condições de permanência dos alunos. “Em breve, teremos mais de 2 mil estudantes somente aqui em Palotina, e sabemos que a maioria vem de outras cidades da região. Esperamos que a Casa do Estudante logo possa oferecer, aos que necessitam, a condição apropriada para que os desafios estejam somente nos estudos e na busca pela melhor formação”, afirma o reitor.

Texto por Alexandra Fernandes e Jaqueline Carrara

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...