ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sistema de Bibliotecas promove palestras sobre “Inclusão e Acessibilidade na Universidade”

biblioteca preparada para atender pessoas com necessidades especiais

O Sistema de Bibliotecas da UFPR (Sibi) está promovendo duas palestras sobre o tema “Inclusão e Acessibilidade na Universidade”. Os encontros estão programados para quarta-feira (24) e quinta-feira (25) . São 150 vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever pelo site www.portal.ufpr.br.

No quarta-feira (24), a palestra será ministrada pela professora do Departamento de Educação Física Ruth Eugênia Amarante Cidade, no Auditório do Prédio da Administração – Centro Politécnico, às 14 horas. Na quinta-feira ( 25), a ministrante será a professora Laura Ceretta Moreira, do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne/UFPR), na Sala da Memória do Setor de Ciências Jurídicas, Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, às 9 horas.

Segundo a professora Laura Ceretta, o Sistema de Bibliotecas é preocupado não só com o atendimento e adequação do espaço físico, como do material oferecido principalmente ao usuário com deficiência física, auditiva, visual ou idosos. De acordo com a conferencista, é importante caracterizar essas pessoas com relação a aspectos gerais como comunicação e material de acesso específico”.

“Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. A definição da ONU integra a pesquisa de mestrado na área de Acessibilidade da bibliotecária chefe da Biblioteca de Ciência e Tecnologia da UFPR Eliane Maria Struparo.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, acessibilidade pode ser definida como, “possibilidade e condições de alcance, percepção e entendimento para utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos”, explicou Eliane. Como reforço, a tecnologia assistiva consiste em ferramentas ou recursos utilizados para proporcionar autonomia e independência à pessoa com deficiência. Pode auxiliar na locomoção, no acesso à informação e na comunicação, no controle do ambiente, no estudo, no trabalho e no lazer, complementou ela.

Acessibilidade na UFPR – Por enquanto a UFPR só tem uma biblioteca completamente adaptada às pessoas com deficiência. É a de Ciência e Tecnologia, no Campus do Centro Politécnico. A unidade oferece espaço de estudo individual e em grupo; laboratório de informática – permitindo a acessibilidade a todos e com projeto de tecnologias assistivas. Dispõe ainda de CD com programa leitor de tela de uso livre; CD com programa para aumento de tela, linha Braille; mesa tátil falante, leitora instantânea automática que permite a transformação de conteúdos impressos (livros, páginas de Internet) em sonoros; elevador com acessibilidade, sinalização sonora e Braille; banheiros adaptados; espaço entre as estantes permitindo a circulação de cadeirantes; portas de entrada e interiores com medidas padronizadas; piso tátil que permite a circulação de usuários com deficiência visual nos principais acessos da biblioteca e outros.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...