Palestra do ministro do STF Luiz Fachin abre Semana Edésio Passos na UFPR

03 abril, 2017
13:51
Por Lais Murakami
0
Extensão e Cultura

Foto: André Filgueira / Sucom UFPR

Uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin abriu nesta nesta segunda-feira (3) a primeira Semana Edésio Passos, que acontece até sexta-feira  no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR. O evento é uma homenagem ao  advogado, escritor, poeta, militante político e ativista falecido no ano passado e, além de palestras e debates, inclui o lançamento do Instituto Edésio Passos. 

O tema da palestra de Fachin foi fraternidade – um valor também disseminado por Passos. “Recuperar a memória histórica é relevante para o sentido de fraternidade. Ser fraterno transforma o tempo em existência infinita”, disse o ministro, que também destacou princípios como igualdade, isonomia, humanismo, democracia e dignidade da pessoa humana.

Durante a cerimônia, o presidente do Instituto Edésio Passos, André Passos – que é filho de Edésio e também advogado – agraciou Fachin com a primeira homenagem do Instituto. A vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón, lembrou a importância do papel da universidade, na qual se formaram tanto  Edésio Passos quanto Luiz Edson Fachin. “Edésio Passos foi um dos advogados mais renomados do Paraná na área trabalhista, escritor e jornalista com forte atuação na redemocratização do País e defensor dos direitos humanos como poucos. Espero que seu nome sirva como inspiração para ideias construtivas, como estímulo para pensamentos inovadores e boas iniciativas e que sua trajetória atue como legado”, disse a vice-reitora.

Marcando o lançamento do Instituto e o aniversário de Passos, a Semana receberá nomes de destaque para discutir cidadania, democracia, liberdade, direito e ética. “É uma semana que consolida a memória de quem atuou em defesa da democracia e das liberdades. Não poderia haver lugar mais coerente do que a própria UFPR, cujos professores, alunos e corpo técnico-administrativo vão além do papel acadêmico para exercer também um papel político e voltado à defesa do interesse público. É um evento que homenageia a figura de Edésio Passos, mas, ao mesmo tempo, reflete o papel dessa universidade pública que é um verdadeiro patrimônio moral do estado do Paraná”, disse Fachin.

O presidente do Instituto Edésio Passos, André Passos, conta que o objetivo do evento é transformar Curitiba e, em especial, a UFPR, em referência na primeira semana de abril para o debate sobre cidadania, democracia e liberdade, temas fundamentais para uma sociedade justa e fraterna. “Abrir uma semana que condecora um dos filhos desta casa, Edésio Passos – referência no mundo do trabalho e no mundo sindical – com outro filho desta casa, Luiz Edson Fachin – ministro do STF –, mostra que o Paraná tem muito a dar para o Brasil e que nós podemos discutir essas questões tão essenciais. O Instituto está muito honrado em contribuir para que a universidade seja essa referência”, afirmou André Passos.

Confira a programação completa da Semana Edésio Passos no site.

Edésio Passos

Por mais de 50 anos, Edésio Passos advogou no Paraná e em Santa Catarina em prol de inúmeras causas humanitárias e se transformou em uma das referências nacionais mais importantes do mundo do direito. Foi jornalista, advogado, escritor, poeta, militante político e ativista. Atuou em defesa da democracia e na resistência contra a ditadura militar no Brasil. De 1991 a 1994, foi deputado federal e em seguida candidato ao Senado, obtendo mais de um milhão de votos de paranaenses que se viram representados por sua seriedade, coerência e linha de pensamento e de atuação. Exerceu a função de diretor administrativo da Itaipu Binacional. Após lutar contra problemas de saúde, faleceu em 9 de agosto de 2016.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]