Pacto universitário sobre Direitos Humanos completa um ano com programação na UFPR

20 novembro, 2017
12:00
Por Lais Murakami
0
Ensino e Educação

Na próxima sexta-feira (24), a Universidade Federal do Paraná realiza encontro para promoção do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Justiça e Cidadania em parceria com instituições de Ensino Superior, que completa um ano na data.

O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos foi lançado em 24 de novembro de 2016 com o objetivo de superar a violência, o preconceito e a discriminação, e incentivar atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas instituições de Ensino Superior.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César, destaca a importância do Pacto como um fator de esperança em um momento de fortes ataques às pautas de direitos humanos. “É com o que podemos contar para garantir algumas políticas, financiamentos de projetos e a implementação de pressupostos relativos aos direitos humanos dentro das instituições de ensino”.

“A ideia dos direitos humanos significa a livre expressão de ideias, de modos de vida e o respeito às minorias, às populações que foram histórica e socialmente subalternizadas e o reconhecimento da diferença”, explica Maria Rita.

Neste primeiro ano de existência, uma das ações mais importantes que o Pacto estimulou na UFPR foi a criação da Superintendência de Inclusão e de Diversidade, que já está em fase final. “Também há um impacto grande nas políticas da reitoria e da instituição. Temos atendido, por exemplo, todas as questões de violência contra a mulher, contra a população LGBT, dentre outras demandas que acolhemos e encaminhamos”, conta a pró-reitora.  Além disso, a iniciativa dá respaldo a outras políticas da universidade que não foram introduzidas por ela, mas se encaixam no tema.

O evento

O encontro acontecerá a partir das 8h30 do dia 24 de novembro com atividades na sala Homero de Barros, localizada no prédio Dom Pedro I da Reitoria.

Para abrir as discussões haverá um momento cultural seguido por falas de diversas autoridades. Fará parte da mesa de debate o diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do MEC, Daniel Aquino Ximenes; o procurador e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; e o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

Na sequência, Maria Rita aborda questões que desmistificam o gênero e a sexualidade sob o ponto de vista dos direitos humanos e Ximenes mostra um panorama do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos no Brasil. Às 10h30 haverá uma série de relatos das experiências das Instituições de Ensino Superior do Paraná.

“É um ato importante num período em que os Direitos Humanos correm risco no Brasil e um momento de afirmação e de apoio mútuo entre as universidades. O Pacto é uma maneira de nos mantermos firmes e de acentuarmos as ações relativas aos Direitos Humanos dentro da universidade”, afirma a pró-reitora.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]