logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ouvidoria da UFPR tem nova direção

Cerimônia de posse da nova ouvidora
Da esq. para dir.: Reitor Zaki Akel Sobrinho, Professor Gilberto Fortes Marcondes, Profª. Soraya Rosana Torres Kudri, ex-Reitor Carlos Alberto Faraco, Vice-Reitor Rogério Andrade Mulinari.

Tomou posse na Ouvidoria da UFPR a professora Soraya Rosana Torres Kudri. A cerimônia foi realizada na terça (02/04), na Reitoria e contou com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho, do Vice-Reitor Rogério Andrade Mulinari, do ex-Reitor Carlos Alberto Faraco e do ouvidor que deixou o cargo, professor Gilberto Fortes Marcondes, além da participação dos diretores de setor e assessores de gabinete.

Para o professor Gilberto, do Departamento de Ciências Contábeis, que deixou o cargo para se aposentar, a Ouvidoria da UFPR é um importante espaço aberto de comunicação com as comunidades interna e externa para críticas, opiniões e sugestões.

O reitor Zaki Akel Sobrinho salientou que a Ouvidoria representa um canal entre a Universidade e a comunidade, com a intenção de promover a melhoria constante na instituição. Para ele, as características de serenidade e firmeza da professora Soraya têm muito a contribuir, devido ao seu conhecimento administrativo e acadêmico.

O Vice-Reitor, Rogério Mulinari, ressaltou a importância democrática da Ouvidoria em uma instituição pública, dizendo que a professora Soraya aglutina os requisitos técnicos e morais para ocupar esta posição de destaque institucional.

O currículo da nova ouvidora, professora Soraya Kudri, que exercerá a função até 2015, inclui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Matemática pela City Univertsity de Londres(1995) e pós-doutorado em Londres (1997). Na área administrativa, foi vice-diretora do Setor de Ciências Exatas da UFPR de 02/02/2005 à 01/02/2013.

Em seu discurso de posse, disse estar muito feliz com a oportunidade deste desafio e que a Ouvidoria representa e desempenha um papel fundamental na UFPR. Ela concluiu que espera contribuir para que os resultados e o diálogo entre todos sejam cada vez mais positivos.

 

Ex-Reitor Carlos Alberto faraco

O ex-Reitor da UFPR, Professor Carlos Alberto Faraco (1990-1994), prestigiou a posse da nova Ouvidora e ao desejar sucesso na sua atuação estendeu a palavra e teceu um comentário de repúdio ao ato de retirada do busto do ex-Reitor Flávio Suplicy de Lacerda, do Jardim da Reitoria, ocorrido no dia anterior. Segundo Faraco, o ex-Reitor Flávio foi fundamental para a implantação da primeira universidade pública no estado do Paraná e para a expansão da infraestrutura da UFPR. “Mesmo que as atitudes de Flávio, como Ministro da Educação, durante o regime militar, mereçam criticas, não podemos tirar da história dele e da UFPR o que ele fez de bem pela nossa universidade. O busto estava ali por decisão da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras que manifestava sua gratidão por ter sua sede própria depois de 20 anos de sua fundação, graças ao trabalho do Flávio como reitor”.

Faraco concluiu dizendo que a universidade foi agredida por atitudes irresponsáveis e que nós temos de ter os marcos da história na universidade, do bem e do mal, na nossa frente. Por fim afirmou que “podemos reinterpretar a história, mas não destruí-la”.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...