logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ocupantes contrariam notificação da UFPR e laudo dos Bombeiros e promovem festa em prédio do DCE

Um grupo de ocupantes do prédio onde funciona o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Paraná, muitos sem nenhum vínculo com a UFPR, contrariou notificação da Reitoria e laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros e decidiu promover uma festa no local, nesta sexta-feira (dia 27). O próprio DCE condena a festa e já desocupou o imóvel.

Para garantir a segurança dos frequentadores do local, a Pró-Reitoria de Administração da UFPR emitiu notificação ao grupo e ao DCE, ontem (dia 26), informando que a festa não tem autorização da Administração Central da UFPR e que os responsáveis pela organização serão responsabilizados civil e criminalmente por eventuais problemas que possam ocorrer no prédio. Os organizadores da festa também contrariam as normas e resoluções da UFPR, com a cobrança de ingressos e a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas nas dependências da instituição.

Na sexta-feira da semana passada (dia 20), houve um princípio de incêndio no 2º andar do prédio do DCE, o que exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros. O incidente levou os Bombeiros a fazer vistoria e emitir laudo, assinado pelo soldado Eduardo Oliveira Muniz, citando irregularidades no imóvel e determinando prazo de 30 dias para resolvê-las.

Em carta enviada ao reitor Zaki Akel Sobrinho, o chefe do Serviço de Prevenção dos Bombeiros, capitão Alexis Iverson Martins, informa que o imóvel não possui Certificado de Vistoria e recomenda sua desocupação. Em 2013, os Bombeiros também haviam feito vistoria no imóvel e constataram os mesmos problemas. Além disso a Reitoria já havia solicitado a desocupação do imóvel, para reformas, mas os ocupantes  insistiram em permanecer no prédio.

Em reunião do Conselho Universitário, a diretoria do DCE negociou com a Reitoria da UFPR a desocupação do imóvel e a transferência da sua sede para uma sala provisória no Edifício D. Pedro II, situado ao lado do prédio do Diretório Central de Estudantes. No dia 13 de fevereiro, as Pró-Reitorias de Administração e de Assuntos Estudantis também firmaram acordo com o DCE garantindo a revitalização do imóvel dentro de 30 dias após a desocupação. O acordo foi assinado pelos representantes dos estudantes, Matheus Fabrício Vieira e Ellyng Kenya dos Santos Cordeiro.

Mesmo assim, o grupo de ocupantes do prédio alheios à UFPR decidiu permanecer no local e promover uma festa que estão divulgando por meio de panfletos e das redes sociais.

Na reunião do Conselho Universitário (COUN) do dia 26/02, foi nomeada uma comissão paritária, com participação dos representantes dos alunos e com objetivo de mediar a desocupação do prédio utilizado pelo DCE, objetivando obras de manutenção emergencial e revitalização.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...