ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Observatório do Espaço Público recebe fotos para exposição “Com os pés na terra, com o olhar na paisagem”

Relação com vegetação do Paraná é o tema da exposição – Foto: LM

O Observatório do Espaço Público (OEP), laboratório vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi convidado pelo Museu Paranaense (Mupa) a participar do programa público “Se eu enfiasse os pés na terra: relação entre humanos e plantas”. A parceria terá como objetivo final uma exposição fotográfica que mostra a relação com a vegetação e a paisagem. É possível enviar as fotografias até o dia 09 de maio de 2022 e as informações estão disponíveis no site do OEP, em www.observatoriodoespacopublico.com/pésnaterra .

A participação é aberta a qualquer pessoa que registre, através de fotografias, sua relação com a vegetação em território paranaense. O coordenador do OEP e curador da exposição, professor Alessandro Filla Rosaneli, conta que as ações são inspiradas na relevância da paisagem e da vegetação. “A paisagem é uma forma de habitar o mundo e ela nos une, enquanto seres humanos, ao espaço. A ausência de vegetação em nossas cidades é um sinal evidente dessa desconexão. Nesse momento de mudanças climáticas, torna-se imperativo que nossa relação com as plantas seja cada vez mais resgatada e reforçada”, explica Rosaneli.

Para o professor, a exposição Com os pés na terra, com o olhar na paisagem, “abre a possibilidade para que a conexão entre as pessoas e as plantas seja eternizada em fotografias, evidenciando as múltiplas formas dessa aproximação” através de diferentes olhares. Os olhares desses observadores de diversos pontos do Paraná estarão na exposição que irá ao ar a partir do dia 28 de maio, no site do OEP.

As fotografias podem ser feitas em qualquer lugar dentro do Estado do Paraná, e a participação é aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos, que possua qualquer tipo de equipamento fotográfico digital, incluindo celular. É possível enviar fotos nas seguintes categorias: Olhar de cima, Olhar de baixo, Olhar de longe, Olhar de perto e Olhar em movimento. Todo tipo de técnica será aceito, respeitando qualquer olhar criativo. Serão proibidas fotografias que exponham partes do corpo humano, com conotação política, religiosa e/ou comercial e de conteúdo sensível contrário ao tema da exposição. O OEP produziu vídeos sobre iluminação e enquadramento, especificidades de cada espécie (forma, textura e cor), o que é paisagem e tipo de vegetais, que podem orientar os participantes.

Caminhada exploratória vai instigar o olhar – Foto: OEP

Palestra e caminhada
Além da exposição de fotografias, o OEP também promoverá a palestra “Espaços públicos e arborização: planejando um futuro urbano mais verde”, no sábado, dia 30 de abril, das 14h30 às 15h30, no Museu Paranaense. A palestra será proferida pelo professor Alessandro Filla Rosaneli e pelo arquiteto e e pesquisador do OEP Mario Henrique Felgueira Pavanelli. Não é necessária inscrição prévia. A liberação dos lugares será realizada a partir das 14h, por ordem de chegada, até completar a capacidade do local.

Logo após a palestra, às 15h30, haverá uma caminhada exploratória, orientada pelo professor Rosaneli e pelo pesquisador Ewerton Lemos Gomes. A caminhada será um percurso fotográfico pelo centro de Curitiba com o objetivo de aguçar os sentidos para vegetaçã no cotidiano da cidade. Para participar da atividade, não é preciso inscrição prévia, basta chegar no Mupa até 15h30. O local de encontro é a sala Lange de Morretes. A caminhada terá duração de duas horas.

Serviço:
Palestra “Espaços públicos e arborização: planejando um futuro urbano mais verde”
Data: 30 de abril, das 14h30 às 15h30
Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco )

Caminhada Exploratória
Data: 30 de Abril, das 15h30 às 17h30
Saída: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco )

Exposição Fotográfica “Com os pés na terra, com o olhar na paisagem”
Abertura: 28 de Maio
Inscrições de fotografias: até 09 de maio
Local: site do Observatório do Espaço Público (OEP)

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...