logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Observatório de elites políticas e sociais do Brasil lança portal para facilitar a troca de informações

O portal www.observatory-elites.org do observatório de elites políticas e sociais do Brasil, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa em Sociologia Brasileira da UFPR, pretende ser o principal ponto de referência nacional para informações sobre elites burocráticas e científicas, parlamentares e partidárias, judiciárias e intelectuais e elites profissionais e sociais do Brasil contemporâneo.
O observatório reúne, em um único site de livre acesso, sumários de pesquisas, estudos históricos, análises prospectivas e sondagens qualitativas e quantitativas sobre as classes dirigentes brasileiras. Podem ser consultados, sem qualquer custo, o banco de dados, pesquisas, biblioteca virtual e indicadores básicos.

O site já está em funcionamento com banco de dados, mas tem algumas seções ainda em construção, que devem ficar prontas até o mês de agosto deste ano. “A partir de agosto outras universidades estrangeiras devem ter participação no portal através de pesquisadores de instituições da França, dos Estados Unidos, Inglaterra e outras”, revela o coordenador do Núcleo de Pesquisas, Adriano Codato. Outras universidades brasileiras também devem fazer parte do portal, como as universidades Federal de São Carlos, Federal de Sergipe, Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul e Faculdade Internacional de Curitiba.

Este deve ser um espaço para promover e abrigar debates sobre o rendimento analítico dos métodos de pesquisa comumente empregados nas sondagens, sobre o problema do acesso às fontes e qualidades dos dados coletados, sobre a forma de categorização das variáveis e outros.

 

Texto de Amanda Pofhal ( estagiária)

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...