logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Observadores acompanharão debate sobre Ebserh, amanhã (21), em reunião não deliberativa do Conselho Universitário da UFPR

 

A reunião do Coun será transmitida ao vivo pela internet, garantindo a transparência do debate. Foto: ACS da UFPR.

Uma comissão de observadores acompanhará nesta quinta-feira (dia 21), às 9h, na Sala dos Conselhos (2º andar do prédio da Reitoria da UFPR-Universidade Federal do Paraná), a reunião não deliberativa do Conselho Universitário na qual será debatida a proposta de gestão compartilhada do Hospital de Clínicas do Paraná e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

A sessão será transmitida ao vivo pela internet. Acessando o Portal da UFPR, a comunidade terá acesso a um link para acompanhar a transmissão. Um monitor de TV, com áudio, também será instalado em uma tenda localizada no pátio da Reitoria para que a comunidade universitária acompanhe todos os detalhes da reunião.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, explica que o objetivo da reunião desta quinta-feira é esclarecer, de forma democrática e transparente, todas as dúvidas dos 63 integrantes do Coun (Conselho Universitário) sobre o tema. O Coun se reunirá novamente para decidir se aceita a proposta de gestão compartilhada do HC com a Ebserh no dia 28.

Observadores

Comprovando este compromisso com a transparência , a Reitoria da UFPR convidou para a reunião de amanhã representantes do Sinditest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba); Simepar (Sindicato dos Médicos do Paraná); DCE (Diretório Central dos Estudantes); e a APUFPR (Associação dos Professores da UFPR).

Convidou, ainda, como observadores o secretário municipal da Saúde de Curitiba, Adriano Massuda; o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni; o juiz do Trabalho Sandro Augusto de Souza; além de representantes da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil) e CUT (Central Única dos Trabalhadores). A diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Jeanne Liliane Marlene Michel, também participa do encontro.

Reitor pede respeito

Akel explicou que seu objetivo, com a promoção do debate e o convite para a participação das entidades na comissão de observadores, é garantir que a proposta de gestão compartilhada do Hospital de Clínicas do Paraná e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Ebserh seja debatida da forma mais ampla e transparente possível.

O reitor da UFPR convidou para o debate os interessados em discutir o tema na comunidade e os opositores da proposta, que nas duas sessões anteriores impediram a entrada de integrantes do Conselho Universitário. “A Reitoria está cumprindo seu dever de garantir que o tema seja debatido de forma democrática, pluralista e com total respeito ao Coun. Pedimos que os adversários da proposta façam o mesmo, respeitando todos os membros do Conselho e permitindo que eles participem e discutam o tema”, sugeriu Zaki Akel Sobrinho.

Esta será a terceira reunião organizada pela Reitoria com o objetivo de debater a proposta de gestão compartilhada com a Ebserh. A primeira foi promovida no auditório do Hospital de Clínicas e a segunda, no Centro Politécnico. Além disso, diretores de todos os setores da UFPR também promoveram reuniões para debater o tema, ao longo dos dois últimos anos. O Conselho de Administração do HC já votou favoravelmente à proposta, que recebeu ainda manifestação de apoio dos estudantes de Medicina da UFPR.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...