logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“O Mundo é Um Palco”: Professora do Departamento de Letras lança coletânea de artigos sobre Shakespeare

shakespeare 3
Professora Liana Leão no lançamento no Rio de Janeiro. Imagem: Paulo Jabur

Na último dia 12 de julho, a livraria Travessa do Leblon recebeu o evento de lançamento do livro “O Mundo é Um Palco”, organizado pela equipe de Liana Leão, professora do Departamento de Letras da UFPR. O volume faz parte das celebrações dos 400 anos da morte de William Shakespeare e, reunindo artigos de diversos autores, se propõe a mostrar um olhar brasileiro sobre a obra do inglês.

O mundo é um palco_capa1
Capa do livro. Imagem: Divulgação

Além da pesquisadora, que desde 2012 coordena o projeto Shakespeare Digital junto do assessor de Comunicação da UFPR, Carlos Rocha, os capítulos têm como autores a atriz Fernanda Montenegro, o economista Gustavo Franco, o jurista Joaquim Falcão, o psicólogo e administrador José Ernesto Bologna, o jurista José Roberto de Castro Neves, o escritor Theófilo Silva e prefácio do jornalista Pedro Bial.

“O livro foi lançado na Flip [Feira Literária de Paraty] com bastante sucesso e em dois lugares: na programação geral e na Casa Shakespeare, que abrigou atividades relacionadas ao bardo”, conta a professora, acrescentando que já estão programados novos eventos para Curitiba relacionados à efeméride, quando o livro será oficialmente lançado em Curitiba.

Apesar do ritmo puxado que está levando ao longo deste ano de comemorações, Leão acredita que a correria é uma coisa boa. “Acho que a gente tem que aproveitar o momento em que as pessoas estão pensando em Shakespeare”, comenta.

shakespeare 2
Pedro Bial, Liana Leão, José Roberto de Castro Neves, Theófilo Silva e José Ernesto Bologna no lançamento. Imagem: Paulo Jabur

Shakespeare Digital 

Criado em parceria com a UFPR TV na comemoração dos 450 anos do nascimento do bardo, o Shakespeare Brasil tem a proposta de ser o mais completo portal sobre o universo do autor no país. A iniciativa reúne, em um único endereço, textos, podcasts e vídeos com comentários, depoimentos e leituras de trechos das obras, conteúdo que pode ser usado livremente para fins educacionais ou recreativos.

Entre os intérpretes de textos estão Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Gustavo Gasparini, Thiago Lacerda e Maitê Proença. Outras categorias de vídeos trazem, ainda, depoimentos de professores e diretores comentando aspectos da obra e de Shakespeare em diálogo com outros escritores e relatos de alunos que estão realizando trabalhos sobre a obra.

Conheça a plataforma em www.shakespearedigitalbrasil.com.br.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...