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Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos da UFPR participa de competição internacional em Washington

 

Uma equipe do Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos (NESIDH) da UFPR está em Washington (EUA) para participar da 22ª edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que começou ontem (dia 22) e se prolonga até sexta-feira (dia 26).

Maior evento do mundo sobre o tema, a Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos é promovida pela American University e reúne estudantes e professores de 97 universidades do mundo inteiro – cerca de 20 do Brasil.

A equipe da UFPR é coordenada pela professora Melina Fachin e será representada ainda pela mestranda Bruna Nowak (da área de Direito das Relações Sociais – Direitos Humanos). Os oradores serão Lucas Cavassin e Gabriela Kszan, do 5º ano do curso de Direito. Em sua primeira participação, no ano passado, a UFPR ficou em segundo lugar nas colocação de memoriais dos representantes dos Estados.

Direitos humanos

A competição desse ano tem como base o caso hipotético de Ricardo Madeira e outros versus a República de Zircôndia.  As rodadas preliminares começaram na segunda-feira e se prolongam até esta quarta (dia 24). As 20 melhores vão para a seminal, que ocorre na quinta-feira (dia 25). O 1º lugar ganha um estágio na Corte Interamericana de Direitos Humanos e o 2º lugar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Após a elaboração de alegações finais, em forma de memorial, é realizado um julgamento simulado em Washington. Nele, as equipes enfrentam-se em painéis de exposição oral de argumentos jurídicos. Os oradores são arguidos por estudiosos do direito internacional dos direitos humanos, desde estudantes de pós-graduação até professores doutores na área, que exercem papéis de juízas e juízes e avaliam o desempenho dos estudantes competidores.

O objetivo do evento é contribuir para a consolidação e difusão da cultura de defesa dos direitos humanos e do processo interamericano na América Latina, por meio da conjugação dos conhecimentos teóricos com recursos metodológicos diferenciados centrados no estudo de casos.

 

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