O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná (OAB/PR), promove o Seminário Interseccionalidades: Pesquisa, Educação e Diversidade nos dias 21 e 22 de fevereiro.
Nesta terça-feira, às 14h, haverá o workshop “Leitura e escrita na educação infantil’, com a professora Monica Correia Batista, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Auditório do Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação (Rua Dr. Faivre, 398, em Curitiba)
Às 18h30, haverá a mesa-redonda “Interseccionalidade, Pesquisa e Educação”, no Teatro Experimental da UFPR (Praça Santos Andrade, 50, 2º andar), com os professores Stephen Russel – Texas University at Austin (tema “School Safety and the Intersections of Race, Ethnicity, and Sexual Orientation”, Maria Rita de Assis César – UFPR (“Gênero e Diversidade Sexual no Brasil contemporâneo: pânico moral no contexto do golpe”) e Paulo Vinicius Baptista da Silva – UFPR (“Relações étnico-raciais, interseccionalidade e educação. Análise do campo e pontos de uma agenda de pesquisa) e ainda o debate sobre o tema “Diálogos entre direito e educação da população LGBTI, com Rafael Kirchhoff (OAB-PR).
A programação prossegue no dia 22, no auditório do Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação – Rua Dr. Faivre, 398, Centro, Curitiba), das 14h às 17h, com palestra da professora Eliane Debus – Universidade Federal de Santa catarina (UFSC) sobre o tema “Literatura Infanto-juvenil e Diversidade”. Às 18h30, haverá mesa redonda sobre o tema “Escolas seguras para aprender: políticas e programas educacionais”, com os professores Stephen Russel (UT) e Lina Saldarriaga (Universidad de los Andes).
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até hoje no link: https://goo.gl/forms/UfeTyTlslLJOWDFA2
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]