

O Gabinete da Reitoria ficou pequeno para a solenidade de posse de quatro novos pró-reitores e a recondução de mais três que permanecem nos cargos à frente da Administração da UFPR. Centenas de técnicos e professores foram prestigiar nesta terça-feira (02) os pró-reitores que estavam deixando as pastas e os que estavam assumindo para o mandato até 2016. A nova equipe assume quase quatro meses depois de ter começado o segundo mandato do reitor Zaki Akel Sobrinho e do vice-reitor Rogério Mulinari. Os dirigentes preferiam definir os novos nomes com calma.
Os novos pró-reitores que acabam de ser empossados são Álvaro Pereira na Pró-Reitoria de Administração, Adriano do Rosário Ribeiro na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Deise Picanço na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Edilson Silveira na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Vão permanecer Maria Amélia Sabbag Zainko na Pró-Reitoria de Graduação, Lúcia Montanhini na Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças e Rita de Cássia Lopes na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.


AGRADECIMENTO ─ Falando em nome dos que deixaram o cargo, a professora Elenice Mara Matos Novak, que comandou a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura agradeceu o empenho de todos que ajudaram a UFPR a crescer e destacou que “muitas vezes a Universidade foi a segunda casa e em outros momentos o primeiro lar”, se referindo às horas de dedicação para que os projetos pudessem ser realizados.
E representando os recém-empossados, o novo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira, destacou a importância de descobertas para o desenvolvimento. Citando cientistas como Isaac Newton, Einstein e Leonardo da Vinci, falou sobre a inspiração e sonhos. Para Edilson são os sonhos que ajudam a construir o papel de excelência e a investir em novas pesquisas.


A importância de sonhar também foi destacada pelo vice-reitor. Rogério Mulinari disse que o momento é de transformar sonhos em trabalho, para que a UFPR possa saltar do 7º lugar no ranking das universidades e 4º entre as federais (de acordo com o jornal Folha de São Paulo) para posições de mais destaque. O reitor Zaki Akel Sobrinho também entende que o desafio para os próximos anos é bem maior para fazer com que a UFPR seja uma instituição mais ágil, possa oferecer novos cursos e aumente a participação em pesquisas. A mensagem do reitor foi de agradecimento para os que deixavam os cargos e de sucesso para aqueles que estavam assumindo.