Novo Plano de Desenvolvimento Institucional traça as diretrizes da UFPR para os próximos anos

02 novembro, 2017
17:27
Por
0
UFPR

Reitoria UFPR – Foto: Rodrigo Juste Duarte

A aprovação do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) pelo Conselho Universitário da UFPR, marcou o final de um longo processo de debates em torno das diretrizes que a instituição terá nos próximos quatro anos. Conduzido desde abril, a construção do documento envolveu todos os setores e pró-reitorias da universidade em um processo de diálogo constante com a comunidade acadêmica.

O documento é o instrumento que estabelece as metas e objetivos estratégicos para todas as áreas da UFPR nos próximos anos. O professor Fernando Mezzadri, pró-reitor de Planejamento Orçamento e Finanças, destaca que é a partir destas diretrizes que é possível estabelecer políticas de governanças mais transparentes e cuja a implementação possa ser acompanhada pelos gestores.

O professor comentou que o plano se torna essencial no atual contexto de cortes por que passa o país. “Mais do que nunca pelas questões orçamentárias, nós temos que ter muita clareza onde vamos investir os recursos públicos, seja na questão de implementação de infraestrutura ou da manutenção do dia-a-dia da universidade” completou.

Uma das novidades relacionada ao plano é a formação de uma comissão de acompanhamento que será implementada em 2018. Segundo Mezzadri a comissão será o meio com que a comunidade universitária poderá controlar a implementação dos objetivos estabelecidos no PDI.

O professor Fernando Mezzadri é pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) um dos responsáveis por liderar a efetivação do PDI.

O professor destaca ainda que pela primeira vez o documento conta com um Plano Pedagógico Institucional (PPI) que aborda de forma unificada o planejamento educacional da instituição. “É por meio deste instrumento que podemos fomentar o que é o nosso foco principal a valorização do tripé ensino, pesquisa e extensão” afirma o professor.

Além do PPI, outros documentos específicos também compõe o PDI como Plano de Desenvolvimento de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDTIC). Com a emergência de novas tecnologias de informação, a universidade tem como prioridade a utilização destas inovações para se tornar mais eficiente.

Segundo Mezzadri, o principal objetivo da UFPR nesta área é empreender a integração de seus sistemas de informação que hoje já controlam diversos serviços e processos administrativos. “A integração vai permitir mais agilidade nos processos, além de gerar dados mais confiáveis” explica o professor

Inovação, internacionalização e interiorização

Uma das diretrizes indicadas no PDI é o fomento da internacionalização da universidade. Recentemente a instituição aprovou regras que facilitam a formação de convênios com instituições estrangeiras para coorientação de trabalhos acadêmicos. Medidas como esta devem ser prioridade no próximo período.

Além da internacionalização Mezzadri destaca o foco na produção tecnológica: “o PDI é um instrumento para dar o norte para a universidade, buscamos com ele fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão, dando destaque especial à internacionalização e à inovação tecnológica”.

Outro aspecto tratado é o da expansão que a UFPR teve nos últimos anos. A diretriz em relação à chamada ‘interiorização’ da universidade é tornar mais robusta a presença da instituição nos campi avançados.

“Hoje estes campi já fazem parte do orçamento global da universidade, então temos que consolidar o que foi pactuado com o MEC, buscar junto ao ministério os recursos necessários. Os recursos que foram prometidos. O PDI busca contribuir com esta consolidação traçando os objetivos de desenvolvimento para estes locais” explica Mezzadri.

O PDI é um documento público e será disponibilizado em breve.

Por Rodrigo Choinski

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]