logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Novo livro da Editora UFPR analisa escolinhas de arte

A Editora UFPR acaba de lançar o livro “Um Oasis de sombra e luz em cada escola: as escolinhas de arte e a formação do homem do futuro (1960- 1970). A obra do Ricardo Carneiro Antonio tem como protagonista não um personagem, mas um projeto formativo baseado na ideia utópica da arte como ingrediente indispensável para a formação de um ser humano melhor.

O autor analisa o Curso de Artes Plásticas na Educação (Cape), iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná que especializou professores normalistas de 1964 a 1974 para dirigir escolinhas de arte integradas às escolas públicas. O Cape é aqui pela primeira vez objeto de um estudo no nível de aprofundamento de uma tese de doutorado, cuja trama, tecida a partir de uma diversidade de fontes, integra as ações empreendidas localmente com um contexto maior.

Ricardo Carneiro é professor da UFPR e atua nas áreas de História da Educação, História do ensino da arte, fotografia, desenho, ilustração, histórias em quadrinhos, gravura, pintura. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História, Educação e Modernidade da UFPR e do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado Artes Visuais: Teoria, Educação e Poética da UFPR.

O livro pode ser adquirido nas livrarias da Editora UFPR localizadas na Reitoria e no Centro Politécnico, ou através do site: www.editora.ufpr.br.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...