Num termo de convênio assinado com a COPEL, o Laboratório Didático de Eficiência Energética custou aproximadamente R$ 240 mil, dinheiro investido na reforma física e aquisição de equipamentos – como medidores diversos de energia, iluminação e temperatura; bombas, lâmpadas e luminárias com diferentes eficiências para comparação de tecnologias; assim como aparelhos de ar condicionado e conjuntos de aquecimento de água para conhecimento e avaliação das tecnologias existentes no mercado.
Serão atendidos pelo laboratório os estudantes da graduação dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Arquitetura, Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira. O objetivo é possibilitar a pesquisa, tornando os futuros profissionais aptos na escolha das melhores tecnologias visando a adoção de soluções energéticas eficientes a longo prazo.
Segundo o coordenador do convênio UFPR/COPEL, engenheiro Fernando Augusto Lopes Corrêa, o convênio com a companhia foi possível graças a uma lei federal que obriga as empresas concessionárias de energia a investir 1% de seu orçamento em pesquisa e desenvolvimento de ações mais eficientes no setor. A UFPR apresentou dois projetos. O primeiro – resultante num termo de cooperação – foi realizado durante o mês de julho e promoveu uma ação de eficientização nos campi da UFPR, com a substituição de toda a iluminação externa do campus Jardim Botânico e da iluminação interna nos prédios da Engenharia Elétrica, Pró-Reitoria de Recursos Humanos, Prefeitura Universitária e Assessoria de Assuntos Estudantis. O segundo resultou na construção do novo laboratório.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Vivian de Albuquerque
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]