Novo curso da PRPPG prepara docentes para ministrar disciplinas em inglês

15 março, 2018
13:23
Por
0
Ensino e Educação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR (PRPPG) está lançando um curso, gratuito, voltado aos professores da pós-graduação que pretendem ministrar disciplinas em Inglês: “Metodologia de Educação Superior: Inglês como Meio de Instrução”.

O curso oferecerá 15 vagas e terá 100 horas-aula (35 presenciais e 65 à distância). O nível de proficiência exigido será o B1 (intermediário). O curso será ministrado, em Inglês, pelos professores-doutores Ron Martinez e Karina Aires Reinlein Fernandes,

As inscrições poderão ser feitas por meio do portal docente no SIGA, a partir de hoje, até o dia 21 de março. Para isso, os professores devem acessar, no SIGA, o link situado à esquerda intitulado “disciplina transversal”. As inscrições ficarão abertas até que as 15 vagas sejam preenchidas.

As aulas começam no dia 27 e serão promovidas na Sala de Reuniões da PRPPG, D. Pedro II (Campus Reitoria), 2º andar. O curso será ofertado em duas modalidades: semi-intensivo com encontros semanais (terças-feiras, 08h30-12h00, 27/03/18 a 12/06/18) , e intensivo em julho (02/07/18 a 06/0718, 09h00-17h00).

Estuda-se fazer uma oferta de um curso similar, em parceria entre a PRPPG e a Pró-Reitoria de Gradação (Prograd), destinado especificamente a professores que somente atuem nos cursos de graduação, privilegiando as metodologias que são próprias desse nível de ensino.”

Segundo o professor Martinez, não existe teste para verificar a proficiência do participante porque o curso inclui técnicas para lidar com inglês “imperfeito”. “Entretanto, para poder aproveitar o curso, o desejável é que o participante possua um mínimo de B1 (nível intermediário)”, disse.

Curso da Oxford

Martinez  já havia coordenado curso parecido em 2016. “O curso da Oxford era o único internacionalmente conhecido, com especialistas da área.  Esse mesmo curso foi dado aqui na UFPR – a primeira vez que a Oxford ofertou esse curso fora da Inglaterra”. Martinez destaca que, na época, o valor do curso era R$ 4,1 mil.

Seu objetivo é ensinar técnicas que facilitam a compreensão do aluno, e ao mesmo tempo, aumentem a confiança do professor. Os professores que participaram do curso da Oxford elogiam seu conteúdo. “Antes do curso, eu me sentia muito mais inseguro”, relata João Carlos Bespalhok, professor do Setor Ciências Agrárias, que participou do curso da Oxford.  “Agora sei que posso dar aula em inglês”.

EMI

Nos últimos anos, cresceu o número de disciplinas ministradas em língua inglesa no Brasil.  Na UFPR, por exemplo, já existem disciplinas ministradas nos programas de pósgraduação e graduação nas áreas de Física, Recursos Hídricos, Genética e Ciências Agrárias (entre outras).  Essa prática se chama English as a Medium of Instruction, ou “EMI” (“Inglês como Meio de Instrução), e é um fenômeno que cresce mundialmente.

Segundo o professor Ron Martinez, que é pesquisador na área de internacionalização, só na Europa existem mais de 8.000 cursos EMI.  Apesar desse crescimento, ainda há muitos docentes que possuem proficiência em inglês, e até gostariam de tentar lecionar nesta língua, mas não se sentem capazes.

 

Detalhes do Curso

Título: Metodologia de Educação Superior: Inglês como Meio de Instrução

Ministrantes: Ron Martinez e Karina Aires Reinlein Fernandes

Nível de proficiência: B1 (mínimo)

Local: Sala de Reuniões da PRPPG, D. Pedro II (Campus Reitoria), 2º andar

Inscrições: através do portal docente no SIGA

Valor: Gratuito

Público alvo: Docentes credenciados à pós-graduação que ainda não ministram disciplinas em inglês

 

 

 

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]