logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Nova diretoria da Editora UFPR toma posse nessa segunda-feira (2)

Dentre as autoridades presentes, estava o ex-reitor, Carlos Alberto Faraco. Imagem: Marcos Solivan
Dentre as autoridades presentes, estava o ex-reitor, Carlos Alberto Faraco. Imagem: Marcos Solivan

Na manhã desta segunda-feira, 2, o professor Gilberto de Castro passou a direção da Editora UFPR para as mãos da professora Suzete de Paula Bornatto, que deve ficar à frente da entidade até o final de 2016. A solenidade foi realizada no gabinete do reitor, Zaki Akel Sobrinho, que prestigiou o evento ao lado do vice-reitor, Rogério Mulinari, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Deise  de Lima Picanço, e do ex-reitor da UFPR, gestão 1990-1994, Carlos Alberto Faraco. A cerimônia lotou o espaço e contou com a presença dos pró-reitores de Gestão de Pessoas, Adriano do Rosário Ribeiro, de Graduação, Maria Amélia Sabbag Zainko, e de Administração, Álvaro Pereira, estudantes, professores, familiares e amigos.

“É muito bom receber esse cargo tendo o respaldo da tranquilidade desta transição”, afirmou o professor Allan Valenza da Silveira, ex-coordenador do curso de Tecnologia em Artes Cênicas, que assume a vice-diretoria. Por dois anos, Silveira integrou o conselho editorial da entidade.

Muito elogiado pelos presentes, Castro agradeceu nominalmente aos colegas da Imprensa da UFPR, da Proec, reitoria, autores e tradutores que estiveram ao seu lado em seus seis anos à frente da Editora, em dois mandatos, nos quais o órgão ganhou um inédito reconhecimento internacional. “Como um balanço, destacamos o aumento na diversidade do nosso catálogo, na quantidade de traduções e os prêmios que recebemos, como o Jabuti e o troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte. Dentre eles, na categoria Tradução para a obra “A anatomia da melancolia”, do autor inglês do século XVII Robert Burton, traduzida pelo professor Guilherme Gontijo Flores, do departamento de Letras da UFPR”, conta.

A professora Suzete era vice-diretora na última gestão do professor Gilberto. Imagem: Marcos Solivan
A professora Suzete era vice-diretora na última gestão do professor Gilberto. Imagem: Marcos Solivan

Suzete foi vice-diretora da Editora ao lado do professor Gilberto desde 2012, período no qual viu de perto como tudo funciona e ajudou a fortalecer ainda mais a gestão. “Assumir essa cadeira traz junto muita responsabilidade e dois Jabutis nos olhando na estante”, disse. “Daqui para a frente, ficamos com a missão de ampliar o número de traduções e de digitalizar o nosso catálogo”, explica. Além disso, com o fim do contrato que até então regia a parceria com a Funpar, que agora tem uma participação menor na verba utilizada pela Editora, acontece um processo de internalização em relação à UFPR, que agora gere a maior parte do orçamento da entidade.

“Transformar uma editora com o sucesso da nossa em algo ainda melhor é certamente um desafio muito grande”, destacou Mulinari, acrescentando que tais desafios são necessários para avançar cada vez mais. “Estamos passando para frente uma editora mais estruturada que, como bem lembrou o professor Gilberto, é uma obra coletiva. Tudo que se faz na universidade depende de dezenas, às vezes centenas de pessoas”, pondera o reitor.

A professora Deise reforçou os elogios à gestão passada e desejou sorte aos que assumem a diretoria a partir de agora.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...