Nova direção do Setor Litoral assume hoje

25 maio, 2012
10:42
Por Gustavo Santos
0
UFPR

A chapa eleita pela consulta pública é composta pelos professores Valdo Cavallett, Renato Bochicchio e Douglas Hamermüller. A solenidade de posse será realizada na tenda central do campus Litoral, em Matinhos, às 19h desta sexta-feira (25/05).

O evento aberto a toda a comunidade contará com a presença do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, do Deputado Federal, Angelo Vanhoni, do Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, representantes da Itaipu Binacional, Sinditest, APUF-PR, prefeitos da região, entre outras autoridades.

A chapa eleita está comprometida em dar continuidade ao projeto de educação que visa o desenvolvimento do litoral paranaense. Por isso serão intensificados os projetos em todos os municípios do Litoral, promovendo articulações e integrações de atividades educacionais com a rede publica de educação. O grupo quer também ampliar a participação dos movimentos sociais e fazer a avaliação de todos os segmentos e ações da UFPR Litoral através da participação da comunidade litorânea.

As eleições no Setor Litoral foram realizadas no dia 29 de março e o resultado foi divulgado no dia 18 de abril, após uma discussão judiciária em relação à participação dos funcionários terceirizados na consulta. A homologação por unanimidade no Coun ocorreu no dia 03 de maio.

A UFPR Litoral foi criada em 2005 e atualmente a instituição oferta 14 cursos de graduação e um de pós-graduação, no Município de Matinhos. São mais de 1.600 estudantes, a maior parte morador dos municípios do litoral, que agora tem a oportunidade de frequentar uma universidade pública e gratuita.

O projeto UFPR Litoral se tornou viável pela parceria entre a Universidade Federal do Paraná, o Governo do Estado e as prefeituras dos municípios do Litoral. O Setor se destaca pelo investimento em políticas afirmativas e inclusivas, desde o processo de ingresso universitário até o acompanhamento a conclusão do curso. As práticas pedagógicas visam a formação integral, visando ampliar o acesso e permanência no ensino superior para que ele possa fazer a diferença no desenvolvimento local. Dessa forma, a UFPR Litoral desponta como um projeto de expansão institucional de caráter inovador, sustentado por fundamentos emancipatórios de desenvolvimento e aprendizagem.

Conheça a equipe diretiva:
Valdo José Cavallet, que está sendo reconduzido na direção, é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1978), mestre em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1988) e concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou aperfeiçoamento em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pisa – Itália (1997).
É professor associado da UFPR Litoral. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação profissional e tecnológica, (des) envolvimento sustentável, formação de professores, formação profissional, gestão e avaliação educacional e projetos político-pedagógicos.

Renato Bochicchio, possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Tem experiência na área de pesquisa e produção vegetal. Atua em projetos de desenvolvimento rural sustentável e gestão urbana de áreas verdes.

Douglas Ortiz Hamermüller, mestre em Educação pela UFPR (linha de Políticas e Gestão da Educação),é formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é técnico em Assuntos Educacionais na UFPR, tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da educação, formação de professores, educação especial.

Posse da Direção UFPR Litoral
Diretor Geral: Valdo José Cavallet
Diretor Administrativo: Renato Bochicchio
Diretor Pedagógico: Douglas Ortiz Hamermuller

Data: 25 de maio de 2012 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná
Rua Jaguariaíva, 512 ? Caiobá – Matinhos – Paraná
Informações: Secretaria UFPR- Litoral (41) 3511-8301/ dir.ufprlitoral@ufpr.br

texto de Aline Gonçalves

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]