Imagem Padrão

Pesquisadores e convidados discutem programa de internacionalização em seminário na UFPR

06 dezembro, 2019
20:25
Por
Ciência e Tecnologia

Pesquisadores e convidados participaram do I Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt) da UFPR, que ocorreu desta segunda (2) a quarta-feira (4), no Campus Rebouças. O evento contou com conferência, mesas-redondas e reuniões e foi organizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPPG) da UFPR. A conferência de abertura foi feita pelo professor Thomas Martin Buntru, da Universidade de Monterrey (Udem), do México, que abordou a internacionalização nas universidades e atuação e plano estratégico da Udem nesse sentido.

A mesa de abertura teve a participação do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; do pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade, Francisco de Assis Mendonça; do diretor da Agência UFPR Internacional, André Duarte; da coordenadora geral de bolsas e projetos na Diretoria de Relações Internacionais da Capes, Heloisa Candia Hollnagel; e do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt) avaliou primeiro ano de implementação na UFPR. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

O seminário abordou o primeiro ano da implementação do Capes PrInt na UFPR, identificando avanços e dificuldades, buscando possibilidades para o próximo ano. “Poder fazer a avaliação num diálogo franco em que os programas e nossos pesquisadores precisam ter essa abertura para conseguirmos caminhar com segurança e saber como lidar dentro desse cenário me parece estratégico”, disse o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

A partir de janeiro a Capes fará uma consulta pública para toda a sociedade opinar sobre os resultados esperados do primeiro ano do PrInt. “Me sinto honrada por estar aqui nesse momento histórico de primeiro ano de um projeto que é uma política pública muito interessante. A UFPR está tendo resultados de forma bastante significativa com seu projeto e também faz parte da premissa do PrInt que é a internacionalização abrangente”, disse Heloisa, coordenadora de bolsas e projetos da Capes.

Da esq. p/ dir.: pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFPR, Francisco de Assis Mendonça; coordenadora geral de bolsas e projetos da Capes, Heloisa Candia Hollnagel; reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; diretor da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa; e diretor da Agência UFPR Internacional, André Duarte

“A nossa universidade tem uma história de mais de 100 anos que se origina com a internacionalização, que com a vinda do PrInt tem a oportunidade de buscar novas formas de organização institucional”, pontuou o pró-reitor Francisco, destacando que cerca de 300 estudantes e pesquisadores participaram do primeiro ano desse intercâmbio. O diretor André observou que é preciso pensar a internacionalização estrategicamente como um salto qualitativo às universidades, mas também em todos os impactos os sociais. “É um processo complexo e uma mudança cultural”, disse.

O diretor da Fundação Araucária destacou que a importância de trabalhar com o entendimento de cocriação e cogestão do próprio sistema da ciência e da tecnologia do estado. “E a UFPR é uma grande visionária nesse sentido. Eu vim aqui mais para agradecer do que para oferecer”, disse.

Clique aqui e leia entrevista com o professor Thomas Martin Buntru, do México, sobre a internacionalização da pesquisa, do ensino e da extensão

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]