Ao abordarem a temática “emoções”, bolsistas do projeto de Italiano do Programa Licenciar da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentaram a língua a crianças de 9 a 12 anos de idade de duas escolas da rede municipal de Curitiba, traduziram para o italiano e imprimiram cópias de uma obra de literatura e trabalharam a sensibilização à língua e à cultura do país europeu em oficinas infantis. Como resultado, os participantes apresentaram a experiência a professores de italiano de municípios do Paraná e de Santa Catarina em uma verdadeira articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
As bolsistas do projeto coordenado pelo professor Paula Garcia de Freitas, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR (DELEM), fizeram contato com a autora do livro “Tenho Monstros na Barriga” – Tonia Casarin – e conseguiram autorização para traduzir a obra para o italiano e usá-la nas aulas previstas pela iniciativa. O livro infantil conta a história de Marcelo, um menino que descobre que as “várias coisas” que sente na barriga são sentimentos e resolve chamá-los de “monstrinhos” (na versão italiana, “mostriciattoli”).
Ao longo da história, o menino narra seus sentimentos e apresenta oito monstrinhos: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Coragem, Curiosidade, Orgulho e Ciúmes. Assim, encoraja no pequeno leitor a conscientização sobre os sentimentos e oferece possibilidades de brincar com as emoções.
Inspiradas na obra, as estudantes implementaram em duas escolas da rede municipal de Curitiba dez unidades didáticas para apresentar a língua italiana às crianças. A atividade ajudou os pequenos a desenvolverem habilidades de identificar e gerenciar emoções, de estabelecer relacionamentos mais saudáveis com as pessoas e de evitar comportamentos destrutivos.
A língua italiana foi trabalhada com crianças em oficinas e escolas. Foto: Arquivo Pessoal
A tradução e impressão das cópias em italiano teve o apoio institucional da Coordenação de Atividades Formativas e Estágios (COAFE), do Setor de Ciências Humanas e de alunos e professores do curso de Letras-Italiano. O Centro di Cultura Italiana (PR/SC) também foi parceiro neste projeto, convidando os participantes a contarem a experiência para os professores de italiano da instituição.
Os professores que fizeram parte do curso ministrado pelas bolsistas foram convidados a replicar as atividades elaboradas em seus contextos escolares, a ler a obra “Ho i mostriciattoli nella pancia” com seus alunos e a compartilhar os resultados com os desenvolvedores da ação. “Certamente toda essa experiência foi um divisor de águas para o projeto de italiano no Licenciar. Vivenciamos, com êxito, o que deveria ser, de regra, o professor de língua estrangeira da atualidade”, conta Freitas.
O Programa Licenciar tem como principal objetivo incrementar a articulação entre ensino na Licenciatura e as demandas de todos os níveis educacionais. Assim, os cursos do DELEM incentivam a participação de seus alunos neste projeto. Essa atuação permite que alunos dos cursos de espanhol, francês, italiano, japonês e polonês (este último pertencente ao Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas –DEPAC) atuem em todos os níveis da educação básica, conheçam essa realidade e proporcionem a crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer diferentes línguas.
“Vale ressaltar que a participação do estudante não equivale ao cumprimento da carga horária das disciplinas de estágio supervisionado, mas sim da responsabilidade e do desejo de formar professores de línguas conscientes de seu papel social e profissional desde o início da graduação”, revela o coordenador.
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