Imagem Padrão

Estudantes de Palotina iniciam ano letivo comemorando com banho de lama

20 fevereiro, 2018
17:20
Por Lais Murakami
Ensino e Educação

Foto: Setor Palotina UFPR

Pela primeira vez os estudantes do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná puderam se divertir e comemorar a aprovação no vestibular e o início das aulas com o tradicional banho de lama. O evento, que ainda não havia acontecido nos campi avançado, foi realizado nesta terça-feira (20) e reuniu toda a comunidade acadêmica.

Segundo a vice-diretora do Setor, Yara Moretto, a iniciativa partiu do movimento estudantil local, que solicitou à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) a execução do evento. “Recebemos essa proposta com bastante alegria. É uma atividade tradicional da UFPR, um momento que calouros e veteranos desfrutam e uma oportunidade de união entre os alunos. É uma ocasião para que os estudantes se conheçam e comecem a vivenciar a universidade”, comenta.

Além da piscina com lama, o evento também teve apresentações artísticas e culturais com artistas da cidade. Realizado no espaço do Seminário – situado no campus –, o banho de lama aconteceu em dois momentos, às 16 e às 19 horas, para atender os alunos de cursos diurnos e noturnos.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César, conta que uma equipe da Prae deslocou-se para a realização das atividades em Palotina. “Somos todos UFPR, por isso buscamos interiorizar os eventos da instituição. O banho de lama é uma festa que a UFPR prepara para a chegada dos estudantes, uma festa bonita e saudável. Tudo é muito bem organizado, há uma série de regras para não haver agressão”, afirma. A comissão anti-opressão e o Diretório Central dos Estudantes acompanham o evento.

Mais de 350 novos alunos ingressaram nos oito cursos de graduação que o Setor Palotina abriga. O ano letivo teve início segunda-feira (19).

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]