Tendo em vista o pedido de reabertura dos Restaurantes Universitários (R.Us.), feito em nome de milhares de alunos, técnicos administrativos e professores da UFPR, inclusive dos alunos bolsistas em situação de fragilidade econômica, a Administração Central da UFPR vem a público comunicar que entrou em contato com o comando de greve dos Técnicos Administrativos, no dia 28/03 (sexta-feira), através da Comissão de Interlocução, propondo a reabertura dos restaurantes dos campi das Agrárias, do Botânico e do Centro Politécnico, respeitando a utilização da unidade do R.U. Central pelo comando de greve dos Técnicos Administrativos.
O manifesto da Reitoria tem a intenção de preservar as condições de trabalho, de estudo e de saúde da nossa comunidade, continuando a oferecer uma alimentação saudável e balanceada, com atenção especial voltada àqueles que, muitas vezes longe de casa e com o orçamento comprometido, dependem do R.U. como única alternativa alimentar. É importante ressaltar que o funcionamento do R.U., de domingo a domingo, servindo café da manhã, almoço e jantar, é a garantia de uma necessidade fundamental e básica do ser humano e que deve ser preservada, mesmo que em caráter de excepcionalidade.
O funcionamento dos restaurantes universitários, em condições especiais, contando apenas com os trabalhadores terceirizados, irá garantir a manutenção alimentar daqueles que mais precisam e certamente isso não prejudica em nada a mobilização e a greve dos técnicos administrativos.
A Reitoria lamenta que a assembleia dos servidores técnicos administrativos, em primeiro de abril, tenha mais uma vez negado o respectivo pedido de alunos em fragilidade econômica, professores e técnicos administrativos e destaca que continuará persistindo no propósito de garantir as necessidades de alimentação de nossa comunidade, até que o bom senso seja restabelecido.