Nota Oficial da UFPR

11 julho, 2012
11:39
Por
0
UFPR

Em razão da ocupação do prédio da Reitoria por estudantes no dia 3 de julho de 2012, a Comissão de Negociação da Universidade Federal do Paraná esclarece:

Esta Comissão respeita o direito de manifestação dos professores, técnicos administrativos e alunos, está aberta ao diálogo considerado fonte da democracia e da construção coletiva, e repudia atos de força e violência.

Por esta razão, várias reuniões entre representantes da Comissão e dos estudantes foram realizadas durante o mês de junho na tentativa de consenso em relação à pauta apresentada. No momento da ocupação, os representantes dos alunos participavam de mais uma rodada de negociação deixando os integrantes da Comissão surpresos.

O Diretório Central dos Estudantes da UFPR, entidade máxima de representação não apoia a ocupação. A gestão do DCE declarou que “a decisão de ocupar a Reitoria foi tomada às pressas, sem uma consulta efetiva aos estudantes. Um fato que nos deixa descontentes é o impedimento da liberdade de expressão que vem ocorrendo sistematicamente nas assembleias estudantis.”

A ocupação causa danos irreparáveis aos serviços essenciais realizados pela universidade. Além do Gabinete do Reitor estão impedidos de exercer as atividades os professores e técnicos administrativos da Divisão de Expediente, Assessoria de Relações Internacionais, Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, Departamento de Contabilidade e Finanças, Procuradoria Federal e Secretaria dos Orgãos Colegiados, entre outros.

Diversas atividades estão suspensas, como o pagamento de bolsas, de fornecedores e contratos de terceirizados ─ comprometendo o pagamento de salários e encargos desses funcionários ─ além do prejuízo aos alunos quanto às formaturas, pois a área de armazenamento das becas fica no prédio ocupado. As sessões dos Conselhos também foram suspensas

A Comissão continua aberta ao diálogo e está disposta a retomar as negociações tão logo ocorra a desocupação do prédio da Reitoria por parte dos estudantes, bem como a responsabilização por eventuais danos ao patrimônio público. A universidade é o espaço de lutas e conquistas, como também o terreno para o debate democrático.

Comissão de Negociação da Universidade Federal do Paraná

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]