Nota de falecimento – Milton Ferreira do Amaral. UFPR decreta luto oficial

13 maio, 2016
23:48
Por
0
UFPR

 

Faleceu hoje, 13 de maio, Milton Ferreira do Amaral, no ano do seu centenário, o filho do fundador e primeiro Reitor da UFPR, Victor Ferreira do Amaral e Silva.

Milton Ferreira do Amaral

Milton Ferreira do Amaral era médico ginecologista e obstetra, formado pela UFPR. Foi professor, atuou no Hospital das Clínicas e foi uma das figuras mais importantes da história da nossa UFPR. O velório acontece na manhã deste sábado, 14 de maio, na capela da UFPR, no campus da reitoria.

O Reitor Zaki Akel Sobrinho decreta três dias de luto oficial em respeito e memória a Milton Ferreira do Amaral e lamenta a perda de uma pessoa cheia de alegria e que era considerado o acervo vivo da história da UFPR. O Reitor destaca que a UFPR está de luto, e que “nossa instituição também pode se considerar uma filha de Victor Ferreira do Amaral e desta forma, lamenta a morte de nosso irmão”.

Segundo o vice-reitor, Rogério Mulinari, são válidas as mesmas palavras escritas no laudo do médico que atendeu ao seu pai Victor Ferreira do Amaral e Silva: “Morreu de tanto viver. Uma trajetória intensa e plena. A lamparina do candeeiro já estava terminando”.

 

Veja também matéria da UFPR TV, exibida em: 21/03/14.

Milton Ferreira do Amaral recebe homenagem da UFPR. Entrega da Comenda que leva a imagem de seu pai, Victor Ferreira do Amaral, médico e fundador da UFPR. A comenda tem como objetivo homenagear àqueles que contribuíram de forma relevante com o ensino superior.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]