logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Nota do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR sobre fechamento da UPA Matriz

A Superintendência do Complexo Hospital de Clínicas vem a público prestar os seguintes esclarecimentos sobre o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento Matriz (UPA), mantida pela Prefeitura de Curitiba, a partir deste sábado (dia 29 de abril):

1)A partir das 7h deste sábado (dia 29 de abril), o Complexo HC vai iniciar  no local da UPA um serviço chamado Unidade Referenciada, que irá atender às intercorrências dos pacientes do próprio hospital. Os pacientes que foram submetidos a algum procedimento dentro do HC e tiverem algum agravamento do seu quadro clínico poderão procurar esta Unidade Referenciada.

2)A substituição da UPA pela Unidade Referenciada será reforçada pela abertura, até o final do ano, de mais 203 leitos, em todas as áreas médicas – uma média de 30 a 40 por mês, a partir de julho. Apenas na UTI Neonatal (uma das áreas mais carentes de atendimento), haverá um aumento de 100% das vagas, passando dos atuais 20 para 40 leitos. Com isso, o Complexo HC aumentará sua capacidade de atendimento para um total de 600 leitos.

3)A decisão de fechar a UPA e trocá-la pela ampliação dos leitos foi tomada de comum acordo entre a prefeitura e o Complexo CHC devido ao entendimento de que o Complexo HC atenderá melhor à comunidade atuando como hospital de nível terciário (ou seja, de alta complexidade) inserido na rede SUS, com pactuação direta de gestão plena com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

4)A medida reafirma a condição do Complexo HC como o maior e mais importante hospital público do Paraná e também o maior hospital universitário, com atendimento 100% SUS, o que beneficia tanto a população de Curitiba quanto da Região Metropolitana e do Paraná.

 

Superintendência do Complexo Hospital de Clínicas

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...