NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE
Lamentavelmente o Museu Nacional, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi consumido em grande parte pelas chamas. Neste momento, o sentimento de pesar e solidariedade com esta situação de perda irreversível para a história, cultura e pesquisa brasileira é uníssono entre todas as universidades federais brasileiras.
Os documentos, obras e peças de valor arqueológico, antropológico, histórico e cultural são propriedade do povo brasileiro, que assiste impotente, neste triste acontecimento, a perda de parte significativa de nossa memória e nossa ciência. Impossível não conectar e mostramos as relações intrínsecas entre este fato e a precarização das universidades públicas no Brasil. Em particular, o risco que ainda correm nossas futuras gerações com o congelamento do gasto público por 20 anos.
A UFPR solidariza-se com a comunidade acadêmica da UFRJ e do Museu Nacional e se coloca à disposição para todo o apoio possível neste momento crítico.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]