Imagem Padrão

UFPR lamenta falecimento do professor Luiz Augusto de Araujo Amora

24 abril, 2018
14:41
Por
UFPR

A UFPR informa com pesar o falecimento, nesta segunda-feira (23),aos 75 anos, do professor aposentado da UFPR Luiz Augusto de Araujo Amora.

Amora formou-se em Arquitetura e Urbanismo na UFPR, onde também se tornou o primeiro professor do curso a obter o título de doutor. Exerceu a docência, na cadeira de Projeto e Composição da graduação, de 1971 até 1996, quando se aposentou.

O professor dedicou-se também ao estudo das belas artes e da cultura escandinava, pela qual tinha grande apreço.

Amora também deixou uma marca notável na arquitetura paranaense. Um dos projetos mais importantes foi o da Torre da Telepar, obra ícone de Curitiba, projetada em conjunto com o também arquiteto e urbanista Lubomir Antonio Ficinski Dunin (1929-2017). Além disso, foi responsável pelo projeto em vidraria do prédio do antigo Banco Banestado localizado em frente à Prefeitura da capital paranaense.

Luiz Augusto Amora era conhecido pelo carisma, empenho e dedicação nas áreas em que atuava. Detalhista, costumava desenhar seus projetos a mão. Conquistou, assim, título de profissional respeitado em todo o estado.

 

 

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]