Dia 24 de junho é o Dia Nacional da Araucária, a árvore símbolo do Paraná. Na UFPR, o pesquisador que trabalha com araucária angustifolia, há mais de duas décadas, faz um alerta. Flávio Zanette afirma que se não forem plantadas novas árvores dentro de 50 anos, os pinhões vão desaparecer. Motivo pelo qual os pinheiros que estão produzindo pinhões estarão velhos e improdutivos. Uma árvore produz, em média, por 60 anos, destaca o pesquisador.
Para contribuir com o plantio, o programa da UFPR distribuiu em apenas um ano e meio, mais de 20 mil mudas de pinheiros selecionados. Muitas dessas mudas foram plantadas em outros estados. Segundo o professor, os plantios devem ser contínuos, para que o seu consumo, nesta época do ano, sejam garantidos.
O pesquisador estuda, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a criação de uma política estadual de produção de pinhões.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]