logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Prédio Histórico ganha uma nova iluminação no dia do centenário

Prédio Histórico da UFPR - Foto Leonardo Bettinelli
Prédio Histórico da UFPR - Foto Leonardo Bettinelli

O prédio da UFPR, símbolo de Curitiba, na Praça Santos Andrade, será um dos locais de homenagens em comemoração ao centenário da instituição. No próximo dia 17, às 15 horas os vereadores realizam uma sessão comemorativa aos 100 anos no Salão Nobre do curso de Direito. E no dia 19, a data do centenário, às 21h30 haverá a inauguração da fachada do prédio, que ganhou pintura e iluminação novas.

“Palácio da Luz” era chamado o Prédio Histórico da Praça Santos Andrade. Projetada pelo engenheiro militar Baeta de Faria, em 1926, se concluía a primeira fase de uma obra que a história abraçaria. Mais do que um “palácio”, a maior construção da cidade na época representava para a sociedade paranaense a aquisição de valores perenes: credibilidade, eficiência, desenvolvimento e progresso.

Outro motivo de orgulho era o estilo da construção que remetia à pompa da arquitetura europeia. Assim, o prédio da universidade (com três reformas que modificaram sua arquitetura original ao longo do tempo), representava também a realização do sonho universitário no estado e se tornaria o palco de grandes manifestações, além de testemunha de muitas adversidades vencidas por movimentos sociais e entidades de classe.

Estilo ─ A arquitetura do edifício traduzia, não somente as transformações físicas pelas quais passava, mas as mudanças sociais que eclodiam no decorrer do século XX. O ecletismo que reunia diversos estilos arquitetônicos numa mesma obra formava o registro histórico vivo do período que antecedeu a revolução industrial: o heroísmo e a resistência que tornavam realidade o abrigo da academia que crescia; a metamorfose iniciada na década de 50; a cumplicidade entre o “velho e o novo” trazida pelos avanços da federalização e finalmente em 1950, a transformação radical que instituiu os elementos neoclássicos desta grande obra da Universidade Federal do Paraná.

Obra ─ Foram cinco períodos de transformações, de 1913 a 1955, surgindo após cada período um edifício diferente e maior, tanto que hoje, quase não se vislumbram na construção atual os traços da obra original. Mas, na essência, o estilo permaneceu intacto durante esses 100 anos nas paredes e colunas que já foram abraçadas pelos muitos “filhos” da universidade, uma grande família que através das gerações, sempre acreditou e acredita ser o Prédio Histórico um verdadeiro ícone, o “Símbolo da Cidade”. Uma trajetória épica que completará oficialmente seu centenário no dia 19 de dezembro de 2012. É o momento de comemorar e mostrar.

Fonte: material elaborado em CD na ocasião dos 93 anos da UFPR.

Leia também:

Ex-reitor Carlos Faraco: centenário da UFPR remete à criação genial da sociedade paranaense
A Universidade dos Paranaenses está prestes a completar 100 anos
No centenário da UFPR a parceria com a Itaipu mostra muitos resultados
Centenário da UFPR: ex-reitor Carlos Antunes diz que a UFPR foi a maior invenção dos paranaenses
Presidente da Fecomércio elogia a UFPR como ex-aluno e parceiro

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...