logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Neurocirurgia do Complexo HC ficará mais moderna com equipamentos de alta tecnologia

Novos equipamentos trarão mais precisão e segurança em neurocirurgias no CHC. Foto: Leonardo Bettinelli
Novos equipamentos trarão mais precisão e segurança em neurocirurgias no CHC. Foto: Leonardo Bettinelli

O Serviço de Neurocirurgia do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acaba de receber, neste mês de julho, quatro equipamentos que o colocam como o mais moderno hospital universitário de todo o país.

Procedimentos cirúrgicos para tratamento de aneurismas, epilepsias e tumores cerebrais serão mais rápidos, mais precisos e com menos riscos para o paciente. Os equipamentos foram fornecidos ao CHC pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf).

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (22), o Superintendente do Hospital de Clínicas, Flávio Tomasich, e o chefe do Serviço de Neurocirgurgia  e  professor da UFPR, Luis Alencar Biurrum Borba, apresentaram os equipamentos.

“É um sonho muito antigo da Neurocirurgia ofertar esses equipamentos à comunidade em geral e também à comunidade universitária, para melhorar a qualificação dos egressos”, afirmou Tomasich. O Superintendente do CHC destacou que esse é o primeiro grande investimento no Hospital de Clínicas em equipamentos nesse curto espaço de tempo em que a Ebserh contratualizou com o Hospital.

O Hospital de Clínicas realiza cerca de 600 neurocirurgias por ano. Com os novos equipamentos e o aporte de novos funcionários que ingressarão pela Ebserh, o Serviço pretende dobrar o número de neurocirurgias.

Segundo Borba, todos esses equipamentos farão com que a neurocirurgia consiga atuar “de uma forma muito mais rápida, precisa e menos invasiva”. Com isso, ganha o paciente, que se restabelecerá muito mais rapidamente e com menos perigo à sua vida; o médico que terá mais segurança e precisão no seu ato cirúrgico; os professores, acadêmicos e residentes de medicina que terão à disposição toda uma tecnologia de ponta, que permite toda a documentação necessária para o ensino e para a pesquisa; e toda a comunidade de modo geral, que pode ser beneficiada com um atendimento de alta qualidade, similar aos praticados nos melhores serviços  de Neurocirurgia do Mundo.

O CHC já havia recebido dois microscópios cirúrgicos anteriormente. Com os quatro novos equipamentos, o Hospital de Clínicas da UFPR passa a ter um dos centros de neurocirurgia mais modernos do mundo. Os equipamentos são os seguintes:

Microscópio Cirúrgico Pentero-Zeiss: Equipamento de tecnologia alemã, possui sistema de angiografia e coloração intraoperatória, que permitem realizar exames durante o ato cirúrgico para tratamento de aneurismas e de tumores cerebrais.

Neuronavegador: Segundo Borba, o equipamento é semelhante a um GPS, e permite a localização perfeita da lesão. Será utilizado para tumores cerebrais e cirurgias de epilepsias.

Drill: Motor cirúrgico de alta precisão que pode ser comparado a uma pequena serra. Realiza cortes de alta precisão em craniotomias (procedimentos realizados no crânio para acessar o cérebro).

Aspirador ultrassônico: Sistema que aspira e vibra ao mesmo tempo, quebrando as células e aspirando somente as células tumorais.

 

Acesse a galeria de fotos da coletiva de imprensa no Flickr da Assessoria de Comunicação da UFPR: Link

Com informações da Assessoria de Marketing do Complexo Hospital de Clínicas

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...