logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

NC divulga gabarito provisório; a partir deste vestibular, candidatos terão acesso a cartão-resposta digitalizado

Candidatos devem ficar atentos agora ao resultado, que sai dia 23de novembro no site do NC e no aplicativo +UFPR. FOTO: Marcos Solivan
Candidatos devem ficar atentos agora ao resultado, que será divulgado no site do NC e no aplicativo +UFPR. FOTO: Marcos Solivan

O gabarito provisório das provas desta primeira fase do Vestibular 2015/2016 já está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC). Os candidatos que tiverem discordâncias quanto a alguma das 80 questões objetivas devem preencher e enviar formulário específico – disponibilizado no mesmo site – entre as 8h30 desta segunda-feira (09) e as 17h30 de terça (10).

O NC não considera questionamentos fora dos padrões estabelecidos em edital ou que não estiverem devidamente justificados e fundamentados. O recurso será apreciado por uma banca examinadora designada pelo Núcleo de Concursos, que emitirá parecer. O resultado será comunicado ao requerente a partir do dia 23 de novembro. Se qualquer recurso for julgado procedente, será emitido novo gabarito.

Mais de 51 mil candidatos compareceram à primeira fase. FOTO: Marcos Solivan
Mais de 51 mil candidatos compareceram à primeira fase. FOTO: Marcos Solivan

MAIS NOVIDADES

Além de novidades na implantação do sistema de cotas estabelecido pelo Governo Federal e da possibilidade de utilização do nome social de acordo com a identidade de gênero (confira), o Vestibular 2015/2016 apresenta novos procedimentos que garantem ainda maior transparência ao processo seletivo.

No dia 17 de novembro, os candidatos terão acesso à digitalização do cartão-resposta que preencheram neste domingo(08). No site do NC, os vestibulandos poderão conferir o documento e, caso tenham algum questionamento, poderão interpor recurso – também em formulário específico disponibilizado no site do Núcleo – entre 00h e 23h59 do dia 17 de novembro. No edital nº 36/2015, o NC esclarece o procedimento e reforça que não serão aceitos questionamentos sem relação com problemas de leitura do cartão-resposta. As respostas a esses recursos também estarão disponíveis a partir do dia 23 de novembro.

“A intenção é que, cada vez mais, nosso vestibular seja referência de transparência e organização para outros concursos. Não foi simples trazer para o vestibular esse procedimento que já executávamos em outros processos conduzidos pelo NC. Foram necessárias adequações estruturais em nossos sistemas para atender a possíveis questionamentos que podem vir de milhares de candidatos; entretanto,é mais uma ferramenta que lançamos mão para tranquilizar o candidato quanto à segurança e a confiabilidade de nossa seleção”, afirma o coordenador do Núcleo de Concursos, Mauro Belli, explicando ainda que a correção dos cartões-resposta é realizada de modo informatizado, com dupla leitura óptica em máquinas diferentes, e com possibilidade de leitura manual em caso de divergência.

10877862_990677780959992_616866920_n1TECNOLOGIA

O aprovados na primeira fase do Vestibular 2015/2016 da UFPR serão conhecidos até o dia 23 de novembro. Além da tradicional divulgação no site do NC, os candidatos poderão conferir o resultado no aplicativo +UFPR.

Lançado em janeiro deste ano pela UFPR, o app é único entre as universidades federais e disponibiliza a lista dos aprovados assim que divulgada pela Instituição. Além disso, os usuários que buscam seu lugar na Universidade podem conferir editais, dicas e outras informações sobre a UFPR.

O aplicativo está disponível para ser baixado, gratuitamente, no Google Play Store (sistema operacional Android). A versão para o sistema iOS está em desenvolvimento. A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Comunicação Social da UFPR e tem parceria do Núcleo de Concursos.

PRÓXIMOS PASSOS

Os candidatos que tiverem a boa notícia de sua aprovação devem se preparar para fazer as provas da segunda fase do vestibular nos dias 06 e 07 de dezembro. No dia 06, a prova é comum a todos os estudantes – cinco questões discursivas de compreensão e produção de textos; já no dia 07, candidatos a alguns cursos terão de realizar provas específicas diferenciadas. Confira no Guia do Candidato quais são esses cursos. 

Para os candidatos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, o processo seletivo terá ainda uma terceira fase, constituída de duas disciplinas específicas que devem ser cursadas durante o primeiro semestre letivo de 2016. O Núcleo de Concursos divulgará, com antecedência mínima de 15 dias ao início do semestre, edital específico com os programas e as normas que regerão a terceira fase do Processo Seletivo Estendido.

Leia também:

Mais de 51 mil candidatos comparecem na primeira fase do Vestibular 2015/2016

UFPR cria aplicativo gratuito para disponibilizar resultado e informações sobre vestibular

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...